25 de maio de 2025
‘Mais Saúde’ – Neurocirurgião explica o que é ataxia, doença que causa alteração do equilíbrio
Médico Jairo Angelos foi o entrevistado do programa deste domingo (25), na TV Assembleia
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O médico neurocirurgião Jairo Angelos foi o entrevistado deste domingo (25) do programa ‘Mais Saúde’, que vai ao ar pela TV Assembleia. Durante a conversa, ele falou sobre ataxia, doença degenerativa do sistema nervoso caracterizada pela perda de coordenação dos movimentos voluntários, sintoma que faz parte do quadro clínico de diversas doenças neurológicas.
Segundo o neurocirurgião, a ataxia pode ser classificada como um sintoma que, basicamente, seria uma alteração de equilíbrio. “Existe um grupo de doenças raras que são chamadas de ataxias, que causam essa alteração de equilíbrio e outras alterações também ligadas ao sistema nervoso. Dentre elas, nós temos a doença de Machado Joseph, que é hereditária e mais frequentemente encontrada”, explicou o médico.
Além da dificuldade de equilíbrio, o paciente com ataxia tem dificuldades de fala, de deglutição, coordenação motora e, dependendo da fase da doença, de carregar um objeto, de se manter equilibrado.
O profissional explicou que o diagnóstico da doença é clínico, mas que pode ser confirmado por meio de teste genético. “Esse teste genético dá a alteração característica dessa doença de Machado Joseph. Mas, por ser um sintoma, a ataxia pode estar presente em outras doenças, por exemplo, como indicação em um paciente que tem um tumor cerebral, ou hidrocefalia e outras doenças neurológicas”, enfatizou Jairo Angelos.
Tratamento
O médico destacou que, após o diagnóstico, o paciente é encaminhado a um tratamento de suporte, que inclui fisioterapia, fonoterapia, fonoaudiologia e, mais recentemente, aplicação de técnicas de neuromodulação não invasiva. A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento.
O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV). Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
SindSalem realiza evento comemorativo e define pauta de reivindicações para o ano de 2026
O ato teve como objetivo comemorar 19 anos de lutas em favor da categoria e definir a pauta…
Catulé Júnior reúne representantes de entidades para detalhar lei sobre segurança no turismo
Encontro discutiu legislação que dispõe sobre a regulamentação da segurança no turismo no Maranhão
Adelmo Soares destaca visita a comunidades de Rosário e mutirão de catarata e pterígio
Deputado entregou cestas básicas e óculos aos que mais precisam
Helena Duailibe renova compromisso com bem-estar da população maranhense
Parlamentar disse que 2026 será um ano de unir forças e superar desafios
Catulé Júnior recebe homenagem por atuação em defesa da segurança pública
Parlamentar foi homenageado pela Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel)
Projeto garante atendimento prioritário a diabéticos em exames de jejum
PL é de autoria do deputado estadual Wellington do Curso
Deputado Ricardo Arruda é eleito líder do Bloco Unidos pelo Maranhão na Assembleia Legislativa
Formado por 27 deputados, o bloco reúne parlamentares de diferentes partidos que atuam de forma integrada em apoio…
‘Café com Notícias’ debate os desafios no combate ao câncer de mama no Maranhão
A mastologista Lia Raquel Caldas explicou o papel da Mastologia, reforçou a importância de consultas regulares ao especialista…