23 de maio de 2025
Carlos Lula defende continuidade de políticas para pessoas com Epidermólise Bolhosa
Deputado participou do simpósio sobre a temática e relembrou ações pioneiras no Maranhão, que hoje é referência no tratamento da doença rara
Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula participou, nesta sexta-feira (23), do Simpósio Nacional das Associações de Epidermólise Bolhosa (EB), realizado pela Associação Maranhense de Amigos, Familiares e Pessoas Portadoras de Epidermólise Bolhosa (AMAPEB).
O evento reuniu especialistas, gestores e familiares para compartilhar conhecimentos e debater caminhos para o cuidado integral das pessoas com EB, um grupo de doenças genéticas raras que causam bolhas e feridas na pele e mucosas.
Carlos Lula relembrou, com orgulho, que, quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou no Maranhão a rede de tratamento para pacientes com EB, garantindo o fornecimento de curativos de alto custo e atendimento especializado na rede pública.
A partir de 2016, o Hospital de Câncer do Maranhão passou a fornecer os curativos para o tratamento dos pacientes. Dois anos depois, em 2018, a SES consolidou o investimento: cerca de R$ 700 mil mensais passaram a ser destinados ao cuidado desses pacientes, com a assistência centralizada no Hospital de Câncer.
Em 2019, a política avançou: a SES começou a treinar, na Casa Ninar, enfermeiros assistenciais dos municípios onde havia casos notificados, garantindo um atendimento mais próximo e qualificado, já que a maioria das pessoas com EB reside fora da capital.
Além disso, ainda sob a gestão de Carlos Lula, foram ampliados os pontos de atendimento especializado, que passaram a incluir a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, os hospitais Juvêncio Mattos e do Câncer, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), e também o Sorrir, que passou a oferecer assistência odontológica às crianças com EB.
“Quando tive conhecimento da Epidermólise Bolhosa, a primeira coisa que fizemos foi uma busca ativa no estado. Na época, encontramos cerca de vinte e poucos casos, e de lá pra cá, tenho orgulho de dizer que o Maranhão se tornou referência nessa política de saúde. Temos que continuar avançando, tem que continuar tendo cuidado com essas pessoas. Na Assembleia, meu mandato está à disposição para continuarmos construindo políticas públicas eficientes”, declarou Carlos Lula.
O impacto da política é sentido por quem convive diariamente com a doença. A dona Antonia Martins, mãe de Clarissa, de 25 anos, que vive com EB desde o nascimento, relata o quanto a assistência recebida foi decisiva.
“Os curativos que nós recebemos do Estado são de suma importância, pois são muito caros e nós não teríamos condições de comprar. Além disso, com toda a assistência que a minha filha recebe, hoje ela pode ter uma qualidade de vida bem melhor”, afirmou a moradora de Graça Aranha.
Atualmente, cerca de 38 famílias no Maranhão recebem atendimento especializado para a EB, segundo informou Aelson Aguiar, presidente da AMAPEB. Ele ressaltou o papel de Carlos Lula no fortalecimento do serviço.
“O deputado Carlos Lula, enquanto secretário, fortaleceu o serviço de assistência. Hoje, no momento do nascimento, a criança que possui a EB já tem a assistência de enfermagem necessária, com um manejo adequado, o que vai fazer com que ela tenha uma melhor qualidade de vida”, destacou.
O Simpósio contou com a participação de representantes de outras 11 associações nacionais, além de membros da Câmara Municipal de São Luís, Câmara Federal, Governo do Estado e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, reforçando a importância do diálogo e da articulação interinstitucional para o avanço das políticas públicas voltadas às pessoas com doenças raras.
Mais notícias
Júnior Cascaria comemora realização de obras e ações sociais em Pedreiras e Trizidela do Vale
Parlamentar informou que foram entregues obras, assinadas ordens de serviço e anunciados novos investimentos para esses municípios
Contraplano debate negativas de cobertura por planos de saúde e impactos sobre pessoas com deficiência
Discussão busca enfrentar situações em que tratamentos são interrompidos ou negados, apesar de serem previstos em lei ou…
Junior Cascaria anuncia emenda de R$ 1,5 milhão para pavimentação em Pedreiras
Recursos serão executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura
‘Diário da Manhã’ – Kazumi Tanaka fala sobre ações da Semana de Combate ao Feminicídio
Coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão informou que o Dia D da campanha será em 13 de…
Novembro Roxo é abordado no ‘Café com Notícias’ desta terça-feira
Entrevista foi com a presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, Marynéa Vale, que é neonatologista do Hospital…
‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento
Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”
Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal
Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)
‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado
Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina