23 de maio de 2025

Carlos Lula defende continuidade de políticas para pessoas com Epidermólise Bolhosa

Deputado participou do simpósio sobre a temática e relembrou ações pioneiras no Maranhão, que hoje é referência no tratamento da doença rara

Carlos Lula defende continuidade de políticas para pessoas com Epidermólise Bolhosa

Deputado Carlos Lula durante a participação no Simpósio Nacional das Associações de Epidermólise Bolhosa

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula participou, nesta sexta-feira (23), do Simpósio Nacional das Associações de Epidermólise Bolhosa (EB), realizado pela Associação Maranhense de Amigos, Familiares e Pessoas Portadoras de Epidermólise Bolhosa (AMAPEB).

O evento reuniu especialistas, gestores e familiares para compartilhar conhecimentos e debater caminhos para o cuidado integral das pessoas com EB, um grupo de doenças genéticas raras que causam bolhas e feridas na pele e mucosas.

Carlos Lula relembrou, com orgulho, que, quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou no Maranhão a rede de tratamento para pacientes com EB, garantindo o fornecimento de curativos de alto custo e atendimento especializado na rede pública.

A partir de 2016, o Hospital de Câncer do Maranhão passou a fornecer os curativos para o tratamento dos pacientes. Dois anos depois, em 2018, a SES consolidou o investimento: cerca de R$ 700 mil mensais passaram a ser destinados ao cuidado desses pacientes, com a assistência centralizada no Hospital de Câncer.

Em 2019, a política avançou: a SES começou a treinar, na Casa Ninar, enfermeiros assistenciais dos municípios onde havia casos notificados, garantindo um atendimento mais próximo e qualificado, já que a maioria das pessoas com EB reside fora da capital.

Além disso, ainda sob a gestão de Carlos Lula, foram ampliados os pontos de atendimento especializado, que passaram a incluir a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, os hospitais Juvêncio Mattos e do Câncer, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), e também o Sorrir, que passou a oferecer assistência odontológica às crianças com EB.

“Quando tive conhecimento da Epidermólise Bolhosa, a primeira coisa que fizemos foi uma busca ativa no estado. Na época, encontramos cerca de vinte e poucos casos, e de lá pra cá, tenho orgulho de dizer que o Maranhão se tornou referência nessa política de saúde. Temos que continuar avançando, tem que continuar tendo cuidado com essas pessoas. Na Assembleia, meu mandato está à disposição para continuarmos construindo políticas públicas eficientes”, declarou Carlos Lula.

O impacto da política é sentido por quem convive diariamente com a doença. A dona Antonia Martins, mãe de Clarissa, de 25 anos, que vive com EB desde o nascimento, relata o quanto a assistência recebida foi decisiva.

“Os curativos que nós recebemos do Estado são de suma importância, pois são muito caros e nós não teríamos condições de comprar. Além disso, com toda a assistência que a minha filha recebe, hoje ela pode ter uma qualidade de vida bem melhor”, afirmou a moradora de Graça Aranha.

Atualmente, cerca de 38 famílias no Maranhão recebem atendimento especializado para a EB, segundo informou Aelson Aguiar, presidente da AMAPEB. Ele ressaltou o papel de Carlos Lula no fortalecimento do serviço.

“O deputado Carlos Lula, enquanto secretário, fortaleceu o serviço de assistência. Hoje, no momento do nascimento, a criança que possui a EB já tem a assistência de enfermagem necessária, com um manejo adequado, o que vai fazer com que ela tenha uma melhor qualidade de vida”, destacou.

O Simpósio contou com a participação de representantes de outras 11 associações nacionais, além de membros da Câmara Municipal de São Luís, Câmara Federal, Governo do Estado e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, reforçando a importância do diálogo e da articulação interinstitucional para o avanço das políticas públicas voltadas às pessoas com doenças raras.

Mais notícias

TV Assembleia lança documentário sobre vida e legado de Frei Antônio Sinibaldi

Produção narra a trajetória do frei italiano que chegou ao Maranhão em 1968

Jornalista Márcia Carvalho fala ao ‘Diário da Manhã’ da estreia do documentário sobre Frei Antônio Sinibaldi

A trajetória do frei italiano que assumiu a paróquia do São Francisco e prestou diversos serviços à comunidade…

‘Em Discussão’ aborda sobre o primeiro curso de graduação presencial para pessoas do sistema prisional

Instituído pela Uema, o curso já oferecerá, neste ano, 60 vagas para o curso de Serviço Social; inscrições…

‘Café com Notícias’ aborda o Movimento Maradef, da Defensoria Pública do Maranhão, para estar mais próxima da sociedade  

O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, explicou que o objetivo do mutirão é levar o serviço da…

“O trabalho continua com responsabilidade e foco nas necessidades dos nossos municípios”, disse Hemetério Weba

O parlamentar retornou às sessões legislativas no Parlamento Estadual após período de licença médica

Eric Costa destaca empenho de Carlos Brandão para realizar obras em todas as regiões do Estado

Parlamentar citou pedidos seus formulados em Requerimentos e Indicações na Assembleia Legislativa que foram ou estão sendo atendidos…

Presidente da SOS Vida defende massificação da educação para o trânsito nas escolas

Entrevistado foi Lourival Cunha, que falou sobre o Maio Amarelo e ação educativa em faixa de pedestre

Cláudia Coutinho parabeniza governador por entrega do Complexo Regulador Estadual

Complexo conta com um ambiente humanizado e tem compromisso renovado com a vida e a dignidade de cada…