26 de maio de 2025
Alema discute impactos do fechamento de agências do Bradesco no interior do Maranhão
Deputado Carlos Lula (PSB), autor da proposição, destacou a gravidade do impacto social

Agência Assembleia
A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta segunda-feira (26), uma audiência pública para debater o fechamento de agências e postos de atendimento do Bradesco em diversos municípios maranhenses, com o objetivo de avaliar os impactos sociais e econômicos da ação.
“Nosso papel como representantes do povo é garantir que os direitos das comunidades sejam respeitados. O fechamento das agências compromete o acesso bancário de milhares de maranhenses, sobretudo os mais vulneráveis”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Catulé Júnior (PP).
O deputado Carlos Lula (PSB), autor da proposição, destacou a gravidade do impacto social. “O encerramento atinge, principalmente, aposentados, trabalhadores rurais e pequenos comerciantes. Alegar digitalização também não convence, quando sabemos das dificuldades de acesso à internet em muitas regiões do interior”.
O parlamentar também lamentou a ausência de representantes do Bradesco na audiência. “Estamos falando de um banco que teve lucros bilionários nos últimos anos. Alegar que os fechamentos são por questões econômicas não se sustenta. Um banco também tem compromisso social e é fundamental ouvir a população”.

Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Rodolfo Costa, o fechamento das agências compromete não apenas a economia local, mas também a dignidade dos cidadãos que, sem alternativa, precisarão percorrer grandes distâncias para realizar operações bancárias básicas.
“Não podemos aceitar que decisões tomadas em escritórios distantes, sem qualquer sensibilidade com a realidade local, condenem comunidades inteiras ao isolamento financeiro. Estamos falando de inclusão, de cidadania e de respeito ao povo maranhense”, pontuou o dirigente sindical.
Ao final, foi decidido formar uma comissão para sensibilizar o Poder Judiciário sobre o impacto da medida, além de encaminhar um ofício ao Banco Central para apurar se a instituição financeira cumpriu as normas legais ao realizar os fechamentos, mobilizando também as instâncias políticas e jurídicas para reverter a decisão.
Na audiência, também estiveram presentes os deputados estaduais Júlio Mendonça (PCdoB), Dra. Viviane (PDT) e Ricardo Arruda (MDB); o chefe do Jurídico do Procon/MA, Ricardo Cruz; o membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MA, Rosinaldo Mendes, além de prefeitos e vereadores de municípios impactados e membros da sociedade civil.
Mais notícias
Yglésio cobra celeridade na investigação da morte de professora em Tasso Fragoso
Joelma Rodrigues dos Reis morreu no dia 14 de abril e o caso ganhou uma ampla repercussão na…
Antônio Pereira avalia cenário político e destaca avanços do governo
Deputado afirmou que, de forma singular, ao contrário da gestão anterior, o governador Carlos Brandão tem buscado a…
Ana do Gás fala sobre caso envolvendo Mical Damasceno e defende mulheres
Ela sugeriu ao vice-governador, Felipe camarão, que compareça à Assembleia para falar sobre o assunto
Eric Costa destaca doação de caminhonetes a municípios
Deputado também falou sobre uma homenagem da Assembleia ao tenente Hilton Ferreira
Solange Almeida denuncia ter sido vítima de fake news durante campanha eleitoral
Ela se referiu ao pleito realizado ano passado, quando saiu candidata à prefeita de Santa Inês
Florêncio Neto propõe manifestação de desagravo à deputada Mical Damasceno por ofensas sofridas
O parlamentar disse que o caso requer um posicionamento firme de todos os deputados da Casa. Ele reafirmou…
Assembleia aprova mudanças em lei de incentivo a centros de distribuição no Maranhão
Principal mudança permite que parte dos empregos exigidos para adesão ao programa seja indireto
Assembleia Legislativa realizará o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão nesta quinta-feira
Programação será aberta às 8h pela presidente da Assembleia, Iracema Vale. Haverá, também, rodas de conversa e troca de…