27 de maio de 2025
Diretoria de Saúde promove Dia de Combate ao Glaucoma com exames e orientações sobre o problema
Ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância do acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar a doença
Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas
A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, nesta terça-feira (27), o Dia D do Glaucoma, com a realização de exames, aferição de pressão ocular e orientações de prevenção aos servidores.
O coordenador da ação, médico oftalmologista Ricardo Beckman, explicou que o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído em 2002 pela Lei nº 10.456, é uma data que tem como objetivo chamar a atenção para a importância do acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar a doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo e a segunda maior causa de cegueira, atrás apenas da catarata.
Segundo o Dr. Ricardo Beckman, a doença é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e perda progressiva da visão.
“Como o nervo ótico não se recupera ao ser lesionado e, caso o glaucoma não seja diagnosticado e tratado, ocorre cegueira permanente, irreversível”, assinalou o médico.
Ele acrescentou que a condição pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, sendo percebida somente na fase mais avançada, quando a pessoa já está perdendo a visão periférica, ou seja, vê o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados.
Dr. Ricardo Beckman explicou, também, que alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, diabetes e hereditariedade.
“É muito importante esta ação que estamos desenvolvimento nesta Casa, envolvendo servidores e prestadores de serviço, porque o glaucoma é diagnosticado com exame oftalmológico cuidadoso que inclui a medição da pressão intraocular. Às vezes, podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual. É uma doença crônica e sem cura, mas que pode ser controlada com os cuidados adequados”, ressaltou o Dr. Ricardo Beckman.
Mais notícias
‘Em Discussão’ aborda diversidade e Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) do TJ/MA
Tema foi tratado pela servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e membro do Comitê de Diversidade…
Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…
Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027
O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…
Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar
O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…
Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026
A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…
Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão
Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…