27 de maio de 2025
Alunos do Colégio Literato visitam a Assembleia Legislativa e o Memorial Zuleide Bogéa
Estudantes conheceram as atividades exercidas pela Assembleia; seu papel institucional, político e social; e a história da Casa, retratada no memorial

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas
Estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Literato participaram de uma enriquecedora visita pedagógica à Assembleia Legislativa do Maranhão e ao Memorial Zuleide Bogéa, nesta terça-feira,27. A atividade fez parte das ações desenvolvidas dentro da disciplina eletiva oferecida pela escola, com foco na cidadania e nos desafios sociais do Brasil.
Durante a visita, os alunos conheceram o funcionamento do parlamento estadual. O grupo assistiu a um vídeo institucional, que apresentou, de forma clara e didática, o papel da Assembleia Legislativa e as atribuições dos deputados estaduais, reforçando a importância do Poder Legislativo no processo democrático.
Na sequência, os estudantes participaram de um bate-papo com a consultora de Orçamento Público da Assembleia, Thiara Pereira, e com a antropóloga Brisa Catão. As convidadas conversaram com os jovens sobre a atuação do Legislativo no enfrentamento de problemas sociais e sobre a importância da participação ativa da juventude na construção de políticas públicas.
A visita foi acompanhada pelo professor Humberto Mendes Nascimento, responsável pela disciplina, que destacou o objetivo da atividade como parte da formação cidadã dos estudantes. “Nós resolvemos vir visitar a Assembleia no dia de hoje para coroar a nossa caminhada numa disciplina eletiva do novo Ensino Médio, da base curricular diversificada, que permitiu discutir temas relevantes para a sociedade brasileira. A exemplo da fome, da violência contra a mulher e da corrupção, que são temas caros à sociedade brasileira. E a Assembleia nos recebe hoje com muito carinho para vermos como o Poder Legislativo pode contribuir para o Maranhão e para a sociedade brasileira no combate a esses problemas que afligem toda a sociedade”, afirmou o professor.
A visita também incluiu uma passagem pelo Memorial Zuleide Bogéa, espaço que resgata a história do Parlamento maranhense e presta homenagem à jornalista que dá nome ao local, referência na luta pela democratização da informação e valorização da cultura política no estado.
A experiência proporcionou aos alunos uma vivência concreta dos conteúdos debatidos em sala de aula e ampliou a compreensão sobre o papel das instituições democráticas no enfrentamento das desigualdades sociais.
Mais notícias
Yglésio cobra celeridade na investigação da morte de professora em Tasso Fragoso
Joelma Rodrigues dos Reis morreu no dia 14 de abril e o caso ganhou uma ampla repercussão na…
Antônio Pereira avalia cenário político e destaca avanços do governo
Deputado afirmou que, de forma singular, ao contrário da gestão anterior, o governador Carlos Brandão tem buscado a…
Ana do Gás fala sobre caso envolvendo Mical Damasceno e defende mulheres
Ela sugeriu ao vice-governador, Felipe camarão, que compareça à Assembleia para falar sobre o assunto
Eric Costa destaca doação de caminhonetes a municípios
Deputado também falou sobre uma homenagem da Assembleia ao tenente Hilton Ferreira
Solange Almeida denuncia ter sido vítima de fake news durante campanha eleitoral
Ela se referiu ao pleito realizado ano passado, quando saiu candidata à prefeita de Santa Inês
Florêncio Neto propõe manifestação de desagravo à deputada Mical Damasceno por ofensas sofridas
O parlamentar disse que o caso requer um posicionamento firme de todos os deputados da Casa. Ele reafirmou…
Assembleia aprova mudanças em lei de incentivo a centros de distribuição no Maranhão
Principal mudança permite que parte dos empregos exigidos para adesão ao programa seja indireto
Assembleia Legislativa realizará o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão nesta quinta-feira
Programação será aberta às 8h pela presidente da Assembleia, Iracema Vale. Haverá, também, rodas de conversa e troca de…