28 de maio de 2025
Comissão de Educação aprova projeto sobre acessibilidade para estudantes com daltonismo
Na reunião desta quarta-feira,28, foram aprovados, também, o PL 236/2025, que cria o programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’; e o PL 158/2025, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Científico no Ensino Médio
Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
A Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei Nº 24/2025, de autoria do deputado Wellington do Curso (NOVO), que institui a Política Estadual de Diagnóstico e Acessibilidade para Pessoas com Daltonismo na Educação. A medida busca garantir o diagnóstico precoce, a inclusão pedagógica e condições adequadas de aprendizagem para estudantes com daltonismo, tanto na rede pública quanto na privada.
A reunião, realizada na Sala das Comissões, foi conduzida pela deputada Janaína (PSB), vice-presidente da Comissão de Educação, e contou com a participação dos deputados Kekê Teixeira (MDB), Eric Costa (PSD) e Solange Almeida (PL), que também manifestaram apoio às matérias discutidas. As proposições seguem agora para votação em plenário.
De acordo com o PL 24/2025, a política tem como foco assegurar a oferta de material didático com acessibilidade cromática nas escolas, além de facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde para a realização de exames, como o teste de cores Ishihara, utilizado no diagnóstico do grau de alteração na percepção das cores.
A proposta também prevê a capacitação de professores da rede estadual para identificar sinais da condição entre os alunos, garantindo o encaminhamento adequado, o acompanhamento pedagógico e o atendimento especializado necessários para promover a inclusão efetiva desses estudantes.
Na mesma reunião, foram aprovados ainda o Projeto de Lei Nº 236/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’; e o Projeto de Lei Nº 158/2025, de autoria do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Científico no Ensino Médio.

Mais notícias
Ricardo Arruda repercute rejeição das contas de Mercial e denuncia perseguição política do prefeito Gilson Bonfim
Segundo o parlamentar, a decisão dos vereadores não teve base técnica nem respeito ao Regimento Interno da Câmara
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realiza reunião de avaliação dos trabalhos
Encontro contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Melo, do deputado Ricardo Arruda e de…
‘Toda Mulher’ debate desafios enfrentados por mulheres com deficiência na luta contra a violência
Entrevistada foi a advogada, ativista e diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços…
Carlos Lula critica violência no Congresso e repudia projeto que reduz penas de condenados do 8 de janeiro
Deputado maranhense afirma que episódios representam “um dos dias mais tristes da República” e denuncia retrocessos na democracia…
Saúde e Bem-estar aborda o impacto psicológico do fim do ano
Entrevistada foi a psicóloga Marina Coelho
Arnaldo Melo recebe alunos de Passagem Franca em visita à Assembleia
Alunos estavam acompanhados da diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Cardoso
Assembleia aprova MP que institui o Programa Estadual de Infraestrutura da Agricultura Familiar
Finalidade é assegurar a disponibilidade de estruturas hídricas, acesso, instalações, máquinas, equipamentos e insumos para a produção da…
‘Diário da Manhã” detalha a campanha de vacinação contra a bronquiolite no Maranhão
São alvos da ação de imunização, mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade…