30 de maio de 2025
Assembleia homenageia grupos tradicionais do Bumba Meu Boi em sessão solene
Boi de Morros, Companhia Barrica e Boi de Sonhos foram os homenageados. A iniciativa visa reconhecer sua importância para a preservação da cultura popular

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta sexta-feira (30), sessão solene em homenagem aos 50 anos do Boi de Morros, aos 40 anos da Companhia Barrica e, também, aos 30 anos do Boi de Sonhos. A iniciativa, proposta pelo deputado Wellington do Curso (Novo), teve como objetivo reconhecer a importância desses grupos para a preservação e valorização da cultura popular maranhense.
A solenidade contou com a presença de brincantes e representantes dos grupos culturais, entre eles a presidente do Boi de Sonhos, Leocilene Santos; o presidente do Boi de Morros, José Lobato; e o presidente da Companhia Barrica, José Pereira. O jornalista e pesquisador José Raimundo Rodrigues, figura de grande relevância para a cultura maranhense, também prestigiou a sessão solene.
Por meio do programa Raízes do Maranhão, José Raimundo contribuiu diretamente para a projeção de artistas e tradições locais, como o bumba meu boi, levando a riqueza cultural do estado para outros públicos e regiões.
Durante a solenidade, o Wellington do Curso destacou que os bois homenageados representam a memória viva das manifestações culturais do Maranhão. “Estamos celebrando a história, a resistência e o legado de quem mantém viva a identidade do nosso povo por meio da arte, da fé e da tradição. A homenagem é justa e foi aprovada por unanimidade nesta Casa”, afirmou Wellington.

Emocionada, a presidente do Boi de Sonhos agradeceu a homenagem. “Fico muito feliz em receber esse reconhecimento. É um sinal de que estamos fazendo um trabalho que toca o coração dos maranhenses”, declarou.
O presidente do Boi de Morros, José Lobato, também ressaltou a importância da homenagem. “É gratificante ser lembrado ainda em vida. Esse momento reforça a valorização da cultura e do nosso compromisso com a tradição”, disse.

Resistência
José Pereira, presidente da Companhia Barrica, também agradeceu à Assembleia e destacou a trajetória do grupo, que completa 40 anos dedicados a levar a cultura popular aos palcos com uma linguagem cênica própria, combinando música, dança e teatro. “Esse momento é de valorização do nosso trabalho e da resistência cultural que construímos ao longo de quatro décadas”, afirmou.
Ao final da solenidade, os grupos homenageados receberam placas comemorativas da Alema, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura maranhense.

Mais notícias
Catulé Júnior anuncia retomada das obras de recuperação da rodovia MA-034
Deputado ressaltou que continuará acompanhando de perto a execução da obra
Assembleia faz um minuto de silêncio em memória do Monsenhor Mário Racca
Vigário Emérito de Carurapera, Monsenhor Mário Racca deixa um legado marcado por uma trajetória de fé, dedicação e…
‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor
Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto
Helena Duailibe destaca ações do governo na saúde e defende ampliação da doação de órgãos
Deputada estadual foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira, na Rádio Assembleia
Setembro Verde é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
Convidada foi a presidente da Associação Maranhense de Síndrome de Down, Ladyane Barros
Escola do Legislativo promove curso sobre Inteligência Artificial aplicada ao Parlamento Estadual
Capacitação, que segue até o dia 12, das 8h às 12h, busca ampliar o uso estratégico da IA…
CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear
De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores
Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus
Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região