02 de junho de 2025
Programa “Diário da Manhã” esclarece dúvidas sobre direitos do consumidor com o Chefe da Assessoria Jurídica do Viva Procon
Solicitação de interrupção do fornecimento de energia elétrica para reformas em imóvel e informações prévias sobre formas de pagamento em restaurantes foram alguns dos esclarecimentos feitos por Ricardo Cruz

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
Nesta segunda-feira,2, o programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,7 FM), em conexão com a Rádio Senado, no quadro “Tribuna do Consumidor” conversou com o chefe da Assessoria Jurídica do Viva Procon/MA, Ricardo Cruz. Ele esclareceu dúvidas e respondeu a perguntas sobre direitos do consumidor em conversa com o apresentador Ronald Segundo.
Inicialmente, Ricardo Cruz esclareceu que o consumidor que estiver reformando seu imóvel pode solicitar à concessionária de energia elétrica que, durante o período dos serviços de reforma, o fornecimento do serviço seja interrompido. “Caso a concessionária coloque alguma dificuldade, o consumidor pode formular sua reclamação junto ao Procon porque isso pode configurar uma prática abusiva”, esclareceu.
Bandeira de cartão
Outra dúvida esclarecida por Ricardo Cruz foi quanto a um restaurante não aceitar determinada bandeira de um cartão de crédito e não informar de maneira prévia, clara e ostensiva que só aceita determinadas bandeiras.
“O estabelecimento que presta os serviços tem que apresentar as orientações sobre as formas de pagamento de forma prévia, clara e ostensiva ao consumidor. É obrigação do estabelecimento esclarecer, antecipadamente, sobre as formas de pagamento dos serviços oferecidos para evitar que o consumidor seja surpreendido. Caso aconteça omissão de informação, o estabelecimento pode ser responsabilizado”, frisou Ricardo Cruz.
Atendimento bancário
O chefe da Assessoria do Viva Procon/MA esclareceu, também, sobre os critérios de atendimento ao público em estabelecimentos bancários, como por exemplo, se pode haver diferenciação entre pessoas física e jurídica.
“Em regra, é possível que aja uma certa diferenciação, desde que seja justificada e que não seja uma distinção discriminatória, por exemplo, em relação à origem da pessoa. Pode acontecer que o atendimento a uma pessoa jurídica demore mais um pouco que a uma pessoa física, mas tudo tem que ser justificado. Agora, não se pode admitir distinção em razão de condição social, orientação sexual, cor etc.”, detalhou Ricardo Cruz.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Fred Maia destaca investimentos e valorização dos professores em Pedreiras
Nova sede da Secretaria Municipal de Educação representa um avanço importante para o setor educacional do município
‘Contraplano’ debate desafios, atualizações e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nesta edição, o programa mostrou como o Estatuto da Criança e do Adolescente continua sendo um marco essencial…
Adelmo Soares destaca mutirão de serviços realizado em São João do Sóter
Deputado criou mutirão de facetas dentárias que superou as expectativas em termos de demanda
Deputado Osmar Filho acompanha entrega de benefícios e obras em Olinda Nova do Maranhão
Parlamentar destacou a importância do programa Maranhão Livre da Fome e elogiou o Governo por movimentar a economia…
Fred Maia anuncia audiência pública com Equatorial Energia para esclarecimentos sobre serviços prestados no interior
Deputado informou que a audiência foi marcada após diversas reclamações de gestores municipais sobre quedas constantes de energia,…
Florêncio Neto parabeniza Carlos Brandão por construção de acesso a praia em Cajapió
Praia de Itapéua está garantindo geração de emprego, renda e diversão às famílias do município
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de servidores da Casa
homenagem foi prestada em memória dos servidores da Casa, Péricles Melo Oliveira e José Maria Silva Cavaignac
Alema aprova criação da Política de Conscientização das Doenças Psíquicas
Política será implementada por meio de ações coordenadas entre órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada