04 de junho de 2025
Acadêmicos de Direito propõem projetos em encerramento de atividade na Alema
Estudantes apresentaram quatro projetos de lei autorais elaborados em equipes
Agência Assembleia
Cerca de 150 alunos do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) participaram, na tarde desta quarta-feira (4), do encerramento do projeto “Cidadania se Escreve com Educação”, que integrou a disciplina de Direito Constitucional e envolveu atividades em campo na Assembleia Legislativa do Maranhão.
No Auditório Fernando Falcão, os estudantes apresentaram quatro projetos de lei autorais elaborados em equipes, que envolviam temas como sustentabilidade e proteção do patrimônio histórico de São Luís. As propostas foram discutidas com os deputados, aproximando teoria da prática.
Oportunidade valiosa
“O projeto permitiu aos alunos acompanhar as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça ao longo do semestre, colocando em prática o que aprendem em sala. Aqui, cumprimos nosso papel de Casa do Povo ao abrir suas portas para a comunidade acadêmica e promover esse diálogo. É uma oportunidade valiosa”, afirmou o deputado Florêncio Neto (PSB).
A professora Teresa Helena Barros explicou que a proposta é aproximar os alunos da realidade do processo legislativo. “O Direito não se limita aos livros e se concretiza nas instituições e nas decisões que afetam diretamente a sociedade. É uma forma de fortalecer a formação crítica, cidadã e comprometida com a construção de políticas públicas mais justas e efetivas”.
Na ocasião, também estavam presentes os deputados Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Catulé Júnior (PP); o ex-deputado Edilázio Júnior; o coordenador do curso de Direito da UNDB, Arnaldo Vieira Sousa; a consultora-geral da Alema, Luzenice Macedo, além de pais que prestigiaram os alunos.

Avaliação positiva
A aluna Luana de Castro destacou que a experiência proporcionou uma nova percepção sobre o papel dos estudantes e da sociedade na construção de políticas públicas, reforçando a ideia de que todos podem participar ativamente das decisões que impactam a coletividade.
“Meu projeto trata do amparo às vítimas de violência sexual no Maranhão. Ele foi inspirado em uma proposta implementada em Santa Catarina, que analisamos durante o curso. Diante do aumento dos casos no nosso Estado, acredito que essa iniciativa pode contribuir tanto no acolhimento das vítimas quanto na redução dos índices de violência”, ressaltou.
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento
Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”
Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal
Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)
‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado
Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina
Transição agroecológica e desenvolvimento agrário tratados no‘Sustentabilidade na Prática’
Assuntos foram tratados pela superintendente do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar do MDA, Suziane Machado
Assembleia Legislativa reforça prevenção ao câncer de próstata com ações do Novembro Azul
Campanha, realizada por meio da DSMO, foi aberta com roda de conversa sobre câncer de próstata e palestra…
‘Diário da Manhã’ esclarece dúvidas sobre taxas e cobranças indevidas em contas correntes e cartão de crédito
Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor (Doac) do Viva Procon-MA, Ricardo Baldez, falou sobre o tema
Deputado Catulé Júnior acompanha inaugurações de Centro Tecnológico e Posto do Detran em Paço do Lumiar
Parlamentar participou de ato ao lado do prefeito Fred Campos, do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e demais autoridades
‘Café com Notícias’ aborda abuso psicológico e como identificar sinais de sofrimento emocional
Neuropsicóloga Fabiana Borges Macedo explicou como essas manifestações podem ser sutis e, muitas vezes, difíceis de identificar