06 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’ alerta para o uso de queimadura como forma de violência contra a mulher
Entrevistada pelo programa, a diretora-geral do Hospital da Ilha, Caroline Hortegal, falou sobre a campanha Junho Laranja, que visa a prevenção, acolhimento e incentivo à denúncia de violência contra a mulher; e o atendimento a mulheres vítimas de queimaduras feito pelo hospital

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, que tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a diretora-geral do Hospital da Ilha, Ana Caroline Moreira Hortegal, discorreu nesta sexta-feira (6), sobre a campanha Junho Laranja, que, neste ano, chama a atenção para a gravidade das queimaduras associadas à violência de gênero.
Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hospital da Ilha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a campanha tem como tema central “Violência contra a mulher: Marcas no corpo, feridas na alma”, com foco especial na prevenção, acolhimento e denúncia de casos de agressão.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a diretora-geral do Hospital da Ilha declarou que a gestão estadual tem se empenhado em várias frentes para melhorar o atendimento à população, principalmente no que diz respeito ao combate à violência e ao tratamento de vítimas de queimaduras.
Carol Hortegal forneceu detalhadas informações sobre o funcionamento da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) que, segundo ela, tem sido um pilar fundamental no atendimento às vítimas de queimaduras.
“Uma média de 80 mulheres já foram atendidas. O mais alarmante é que, dessas 80 mulheres, quatro em cada 10, são vítimas de feminicídios, um dado inaceitável que reforça a urgência de conscientização e empatia no tratamento dessas vítimas”, frisou Carol Hortegal.
Humanização
Ela acrescentou que o cuidado na UTQ do Hospital da Ilha vai além da recuperação física: é um trabalho integral, que envolve também a qualificação contínua dos profissionais e um atendimento humanizado.
A campanha deste ano faz um alerta: A violência doméstica tem deixado marcas permanentes no corpo e na vida das mulheres, muitas vezes por meio de queimaduras. Para a diretora do Hospital da Ilha é indispensável que o debate sobre o tema seja ampliado.
Carol Hortegal enfatizou o avanço representado pela criação da UTQ no Maranhão e a importância de dar visibilidade às mulheres vítimas de violência. “Antes, nossas pacientes precisavam ser transferidas para outros estados. Hoje, temos uma estrutura de excelência. O Junho Laranja é um marco para reafirmar nosso compromisso com a saúde e com a prevenção de novos casos. As mulheres continuam sendo as mais atingidas, muitas vezes em silêncio, e precisamos enfrentar isso com seriedade,” alertou a diretora.
Ela frisou ainda que a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), instalada em 2023 no segundo andar do Hospital da Ilha, é a primeira do tipo no estado. Conta com 19 leitos, sendo dois de isolamento, além de estrutura especializada com sala de balneoterapia, cinesioterapia e oxigenoterapia hiperbárica. A unidade oferece tratamento completo com equipe multiprofissional, permitindo que pacientes maranhenses não precisem mais sair do estado em busca de atendimento.
Mais notícias
Adelmo Soares comemora sanção de lei que trata de divulgação de informações para prevenir diabetes
Ele frisou que o pré-diabetes é uma condição de saúde que indica risco de desenvolver diabetes tipo 2,…
Assembleia aprova diretrizes para incentivo à inserção de mulheres no mercado digital
Proposta objetiva promover a igualdade de oportunidades, o empoderamento econômico feminino e a inovação tecnológica
‘Saúde & Bem-Estar’ destaca os benefícios da orientação de um fonoaudiólogo durante a amamentação
Durante entrevista ao programa, Victor Figueiredo também falou sobre a campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno
Ambientalista José Carlos Arouche fala sobre sua nova obra ao ‘Diário da Manhã’
Livro “O Ambientalista Prático” será lançado neste sábado, na 2° Feira do Livro do Itaqui- Bacanga
No ‘Café com Notícias’, coordenadora do Mobiliza São Luís convida empreendedores para o evento
Inscrições estão sendo realizadas até esta quinta-feira,7, para o movimento, que reunirá empreendedores da cultura, economia solidária e…
Eric Costa defende projeto que institui Estatuto Estadual do Conselheiro Tutelar do Maranhão
Ele explicou que o PL, de sua autoria, visa fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes…
Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão
Em seu pronunciamento na Alema, o parlamentar afirmou que o governo do estado tem levado ações aos 217…
Júnior Cascaria destaca investimentos do governo estadual em segurança pública
Parlamentar chamou atenção para os reajustes salariais concedidos à Polícia Militar do Maranhão