11 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’ aborda serviço inédito de tratamento contra obesidade mórbida na rede estadual do Maranhão
Ambulatório funciona no Hospital Dr. Carlos Macieira e oferece atendimento antes e depois da cirurgia bariátrica; 171 pacientes já passaram pelo serviço
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, que tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, o diretor-geral do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), médico Edilson Medeiros, discorreu nesta quarta-feira (11) sobre o serviço inédito de tratamento contra obesidade mórbida no Maranhão.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Edilson Medeiros informou que, desde março deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, um ambulatório exclusivo para pacientes com obesidade mórbida. É o primeiro da rede estadual de saúde voltado integralmente para esse público, com atendimento especializado antes e depois da cirurgia bariátrica.
Segundo Dr. Edilson, ao todo, 171 pacientes já passaram pelo serviço, que realizou nove procedimentos cirúrgicos desde sua implantação.
“Esse nosso novo ambulatório oferece atendimento integral, com equipe multidisciplinar, composta por médicos cirurgiões, nutricionistas, nutrólogos, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e profissionais de enfermagem. Os pacientes são acompanhados em todas as etapas – desde a triagem inicial até o pós-operatório – com foco na segurança e na eficácia do tratamento”, afirmou o diretor geral do HCM.
Ele destacou o pioneirismo do ambulatório e os avanços da rede estadual. “A rede estadual de saúde tem evoluído em complexidade, incorporando procedimentos que antes não eram oferecidos. Sob a gestão do governador Carlos Brandão e do secretário Tiago Fernandes, o serviço foi criado para transformar a realidade de pacientes que, sem tratamento, teriam a vida abreviada. Nossa meta é garantir um atendimento que realmente mude vidas”, enfatizou Edilson Medeiros.
Para ter acesso ao serviço é necessário apresentar encaminhamento de cirurgião do aparelho digestivo ou endocrinologista, com indicação cirúrgica. Dr. Edilson Medeiros explicou que a obesidade é uma doença crônica que exige políticas públicas específicas. Segundo ele, o ambulatório atende pacientes com indicação para cirurgia, que representa o tratamento de maior complexidade. A meta da equipe é realizar ao menos 10 cirurgias bariátricas por mês, todas com cobertura do SUS.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias
Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense
Infectologista destaca aprendizados, desafios e fortalecimento do SUS no programa ‘Mais Saúde’
Maria dos Remédios Branco falou sobre a pandemia de Covid-19
‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural
Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto
Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias
Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político
‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças
A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…
Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’
Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…
Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…
Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica
Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa