12 de junho de 2025

Cacuriá ganha data oficial no calendário cultural

Nova legislação é originária do Projeto de Lei 263/2024, de autoria do deputado estadual Zé Inácio

Cacuriá ganha data oficial no calendário cultural

Projeto de Lei é de autoria do deputado Zé Inácio

Agência Assembleia

O Governo do Estado sancionou, nesta quarta-feira (11), a Lei 12.583/2025, que institui o Dia Estadual do Cacuriá do Maranhão, uma das manifestações culturais mais expressivas e simbólicas da identidade maranhense. A nova legislação é originária do Projeto de Lei 263/2024, de autoria do deputado estadual Zé Inácio (PT), e foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa.

Com a sanção da lei, o Dia Estadual do Cacuriá será celebrado anualmente em 27 de junho, em homenagem ao aniversário de Dona Teté, nome artístico de Almerice da Silva Santos, considerada a maior referência do gênero.

Dona Teté, falecida em 2011, foi uma das principais responsáveis por levar o Cacuriá ao patamar de símbolo da cultura popular do Maranhão, especialmente por sua atuação com o tradicional Cacuriá de Dona Teté, grupo fundado por ela na cidade de São Luís.

Segundo o texto da lei, a data tem como objetivo valorizar, preservar e promover o Cacuriá como uma manifestação artística essencial do estado, incentivando atividades culturais, apresentações, oficinas, debates e ações educativas sobre a importância histórica e social dessa dança popular.

O autor da proposta, deputado Zé Inácio, destacou a relevância do Cacuriá como expressão de resistência, identidade e alegria do povo maranhense.

“Essa lei é um reconhecimento da grandeza do nosso Cacuriá, da importância de Dona Teté e de todos os mestres e brincantes que mantêm essa tradição viva. Com essa data no calendário oficial, fortalecemos a cultura popular e a memória coletiva do Maranhão”, afirmou.

A expectativa é que, todos os anos, o dia 27 de junho seja marcado por homenagens, rodas de Cacuriá, cortejos e eventos em diversos municípios do estado.

Mais notícias

Bacabalenses celebram parceria entre Davi Brandão e Roberto Costa em ação solidária

Parceria entre os dois líderes evidencia compromisso contínuo com o cuidado, a presença e o bem-estar da população

Catulé Júnior distribui mais de 6 toneladas de peixe em Caxias

Iniciativa contou com o apoio de lideranças comunitárias e voluntários

‘Diário da Manhã’ debate misoginia, feminicídio e avanços na proteção às mulheres

Delegacia 24 horas, atendimento psicossocial, patrulhas especializadas e rede de apoio e proteção são algumas das ações eficazes…

TV Assembleia lança nesta quinta-feira documentário alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo 

Com uma narrativa sensível e poética, o filme aborda o autismo nível um de suporte, especialmente em adultos

‘Café com Notícias’ aborda avanços do programa SUS Digital no Maranhão

A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, falou sobre o funcionamento dos serviços de telesaúde e…

Deputada Helena Duailibe promove seminário sobre a importância da preservação da água

Evento reuniu especialista e representantes da sociedade civil que discutiram ações e políticas públicas voltadas à área

Cláudio Cunha agradece ao governador por obras no Litoral e destaca investimentos em Cururupu

Parlamentar ressaltou a importância da reforma da ponte que interliga Cururupu a outros quatro municípios da região

Adelmo Soares anuncia ação social voltada à oferta de cursos para mulheres em Caxias

O deputado informou que abrirá um gabinete social na cidade, voltado exclusivamente para atendimento à beleza da mulher