13 de junho de 2025
Promotor Alenilton Santos alerta, no ‘Café com Notícias’, para o cuidado e a valorização dos idosos
Durante o programa, o promotor destacou o Junho Violeta, que visa combater todos os tipos de violência contra a pessoa idosa
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
No Café com Notícias desta sexta-feira (13), a apresentadora Elda Borges recebeu o promotor de Justiça Alenilton Santos, coordenador do Centro de Apoio à Pessoa Idosa e com Deficiência do Ministério Público. A entrevista abordou um tema de grande relevância: o Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa.
Durante a conversa, Alenilton Santos destacou a importância da mobilização social em torno do tema, ressaltando que a violência contra os idosos, embora muitas vezes silenciosa, é uma realidade presente em diversas camadas da sociedade. “O Junho Violeta é mais do que um mês de alerta. É um chamado à ação, ao respeito e à dignidade que toda pessoa idosa merece”, afirmou o promotor.
Segundo dados apresentados por ele, neste ano de 2025 tem-se registrado um número preocupante de denúncias envolvendo abusos físicos, psicológicos, negligência e até violência financeira contra idosos. “O aumento no número de denúncias pode ser reflexo de uma maior conscientização, mas também mostra que ainda há muito a ser feito em termos de prevenção e proteção”, observou.
O promotor enfatizou que, além da atuação do Ministério Público, é fundamental que familiares, vizinhos e a sociedade em geral estejam atentos a sinais de violência e saibam como denunciar. “A omissão também é uma forma de violência. Precisamos romper com o silêncio e construir uma cultura de cuidado e valorização da pessoa idosa”, alertou Alenilton Santos.
Mais notícias
Infectologista destaca aprendizados, desafios e fortalecimento do SUS no programa ‘Mais Saúde’
Maria dos Remédios Branco falou sobre a pandemia de Covid-19
‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural
Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto
Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias
Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político
‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças
A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…
Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’
Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…
Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…
Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica
Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa
SindSalem realiza evento comemorativo e define pauta de reivindicações para o ano de 2026
O ato teve como objetivo comemorar 19 anos de lutas em favor da categoria e definir a pauta…