17 de junho de 2025

Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense

Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense

Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense

Estudantes do Cest durante a visita ao Memorial do Legislativo Maranhense Zuleide Bogéa

Agência Assembleia / Fotos: Meiky Braga  

Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha (Cest), em São Luís, visitaram as dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), na manhã desta terça-feira (17). A atividade visa ampliar o conhecimento prático dos estudantes sobre o funcionamento do Parlamento Estadual.

“A visita permite que eles entendam, na prática, como se constrói o processo legislativo, como se articulam as políticas públicas e qual é o verdadeiro papel do parlamentar no estado. É uma experiência que amplia a visão jurídica e cidadã dos futuros profissionais”, afirmou a professora de Direito Constitucional, Glenda Moreira.

Os alunos, que estão no segundo e quarto períodos da graduação, percorreram os principais setores do Palácio Manuel Beckman. A visita incluiu o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa, que reúne um amplo acervo documental, fotográfico e audiovisual sobre a história da Assembleia e parlamentares.

“Ver registros históricos e conhecer os fatos que marcaram a história política do Maranhão foi enriquecedor.É uma forma de compreender que o Direito e a política caminham juntos e que a atuação legislativa tem raízes muito profundas”, afirmou o estudante João Pedro Macau.

No Auditório Gervásio Santos, o Plenarinho, o grupo foi recepcionado pela servidora Thiara Pereira, consultora de Orçamento Público da Alema, que falou sobre o papel dos deputados estaduais e detalhou o funcionamento do processo legislativo e o trabalho das comissões.

Os universitários também conheceram o Plenário Deputado Nagib Haickel, onde acompanharam os debates e as votações da sessão plenária da Galeria Deputado João Evangelista, espaço reservado ao público para observação dos trabalhos legislativos.

Universitários assistem palestra sobre a Assembleia Legislativa, no Plenarinho
O grupo de alunos de Direito acompanhou a sessão plenária do dia da galeria

Mais notícias

Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame

Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços…

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…