17 de junho de 2025
Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA
Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Agência Assembleia
Em discurso realizado nesta segunda-feira (17), o deputado estadual Eric Costa (PSD) apresentou um projeto de lei de sua autoria propondo alterações no Código Tributário Estadual, com o objetivo de desburocratizar a concessão da isenção de IPVA para pessoas com deficiência e indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes, que já são beneficiários da isenção de ICMS na aquisição de veículos, tornando-os isentos do IPVA sem que seja necessário um novo processo.
“É uma proposta de grande relevância para milhares de maranhenses que têm alguma deficiência, para seus familiares ou para aqueles que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, afirmou.
Eric Costa explicou que, atualmente, os processos de isenção são realizados de forma separada e envolvem diferentes etapas burocráticas. O projeto apresentado altera o artigo 92 do Código Tributário Estadual, prevendo que a isenção de IPVA seja concedida automaticamente aos veículos adquiridos com isenção de ICMS, desde que destinados a pessoas com deficiência ou com TEA, limitada a um veículo por beneficiário.
“Hoje, existe a necessidade de procedimentos distintos, e uma série de burocracia. A proposta do PL é dispensar a abertura de todo um procedimento burocrático, bastando a comunicação dos dados do veículo à Secretaria de Estado da Fazenda, por meio de formulário eletrônico, disponibilizado em seu portal oficial”, acrescentou.
O parlamentar destacou que a medida representa um alívio financeiro e emocional para as famílias que enfrentam grandes desafios no cuidado com seus entes queridos.
“Essas pessoas que fazem um alto investimento em medicamentos e que, às vezes, deixam de trabalhar para cuidar do seu ente que tem uma deficiência, terá o incentivo, o benefício de, com um formulário simples junto à Secretaria da Fazenda do Estado, obter a isenção do pagamento do IPVA”, disse.
O deputado recebeu apoio imediato do deputado Neto Evangelista, defensor das causas voltadas às pessoas com deficiência. Em aparte, Evangelista elogiou a sensibilidade e a concretude da proposta.
“O projeto que Vossa Excelência traz aqui é de uma riqueza de conteúdo e de sensibilidade sem igual”, afirmou o deputado, que se comprometeu a relatar o projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, destacando a importância de sua tramitação em regime de urgência.
O PL de Eric Costa segue para análise nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…