24 de junho de 2025

Aprovada MP que cria gratificação de complementação de jornada operacional para bombeiros, policiais militares e civis

O governo afirma que a medida se compatibiliza com o crescimento da demanda de serviços operacionais desses servidores, em diversas frentes de atuação

Aprovada MP que cria gratificação de complementação de jornada operacional para bombeiros, policiais militares e civis

Sessão plenária na qual foi aprovada a Medida provisória nº 486/2025, do Poder Executivo, que concede a gratificação

Agência Assembleia

Nesta terça-feira (24), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o projeto de lei de conversão 004/2025, oriundo da Medida provisória nº 486/2025, do Poder Executivo, que cria a gratificação de complementação de jornada operacional para operações especiais a ser paga para os bombeiros militares e policiais civis e militares.

A matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão (PSB) pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).

A norma aprovada autoriza os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e o Delegado-Geral da Polícia Civil a baixar normas complementares necessárias à implementação da referida medida, que beneficia servidores, inclusive os de cargo ou função em comissão, que ultrapassem a jornada regulamentar do serviço.

Gratificação

Na Mensagem Governamental nº 35/2025 de encaminhamento da matéria à Assembleia Legislativa do Maranhão, o governador Carlos Brandão justifica a medida diante a necessidade de se abranger todas as atividades relacionadas ao Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, que vão desde a proteção e defesa civil do Estado até prevenção e combate a incêndio, dentre outras descritas em sua lei de organização básica.

“A medida se compatibiliza com a realidade fática e atende ao crescimento da demanda de serviços operacionais do Corpo de Bombeiros Militar, na capital e no interior do Estado, além da complexidade e especificidades de suas atividades”, justifica.

A norma aprovada altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 9.663/, de 17 de julho de 2012, que dispõe sobre a criação de gratificação de complementação de jornada operacional para operações especiais.

Mais notícias

CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear

De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores

Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus

Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região

Junior Cascaria celebra 413 anos de São Luís e elogia avanços do governo Brandão

Deutado destacou as entregas realizadas pelo governador Carlos Brandão no aniversário da cidade

Deputada Helena Duailibe destaca conquista histórica do Maranhão Atlético Clube

Parlamentar destacou sua ligação pessoal com o clube

Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória do vereador Manoel Rodrigues

O parlamentar exerceu o mandato por cinco vezes, chegando a presidir, por quatro vezes, a Câmara de Alto…

Redução dos casos de feminicídios no Maranhão é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’

De acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher, Heliane Fernandes, a redução…

‘Mais Saúde’ destaca prevenção do câncer colorretal e alerta sobre doenças intestinais

Proctologista Bruno Pereira explicou que a constipação intestinal deve ser encarada como uma doença crônica e não apenas…

‘Maranhão no Campo’ mostra a força do agro em exposição na Expoema 2025

Programa especial deste sábado mostrou as atrações da exposição, que segue até este domingo (7), e celebrou os…