Início -> Discursos

Pequeno Expediente Janaína

26 de junho de 2025

Download do audio
Transcrição

A SENHORA DEPUTADA JANAÍNA (sem revisão da oradora) – Bom dia a todos os colegas Deputados e Deputadas, imprensa, galeria, minha região Tocantins. Hoje eu quero subir a esta tribuna, preocupada e consternada com a escalada de violência contra as mulheres, que vem ocorrendo no município de Amarante do Maranhão. E estes últimos dias, eles têm sido marcados por episódios brutais que expõem não somente a vulnerabilidade das mulheres, mas sim a vulnerabilidade da segurança pública e também a urgência da gente reforçar a rede de proteção às mulheres e assim também como a Justiça, aqui no nosso Estado. Vejam só, há cerca de uma semana, a senhora Consuelo, de 59 anos, ela foi assassinada com disparos de arma.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA – Senhores colegas Deputados e Deputadas, nós temos uma Deputada na tribuna, Deputado Eric, Deputado Neto. Vamos fazer. Deputado Rodrigo Lago, Vossa Excelência. Temos uma Deputada, Rodrigo Lago, na tribuna. Eu presto atenção.

A SENHORA DEPUTADA JANAÍNA – Obrigada, Presidente. Dando continuidade, eu estou aqui falando sobre a violência contra as mulheres que tem se propagado no município de Amarante. E vejam só, há cerca de uma semana, a senhora Consuelo, de 59 anos, ela foi assassinada com disparos de arma de fogo, foi um crime que chocou todo o município. E há mais ou menos três dias, outra mulher, ela também foi vítima de violência doméstica pelo seu esposo Leandro Silva, ele lhe arremessou uma cadeira da qual ela ficou gravemente ferida. E ontem, ontem à noite, no município de Amarante, mais outra mulher foi assassinada. Trata-se da terceira vítima, que é a senhora Catiana. E aqui eu quero usar esta tribuna para fazer um apelo ao nosso Governador Carlos Brandão, ao nosso Secretário de Segurança, meu colega, meu amigo, Maurício Martins, que tenham sensibilidade, que apurem estes casos. Nós não podemos ignorar estas mortes, as mulheres amarantinas estão amedrontadas, a população de Amarante está à mercê, à mercê da criminalidade. E aqui eu fico mais ainda estarrecida que conversando com a população de Amarante, na cidade de Amarante não existe uma Secretaria da Mulher, não existe uma Delegacia da Mulher, não existem órgãos que ofereçam conscientização, prevenção, proteção às mulheres daquele município. E se faz necessário agora o poder público, esta Casa, a Câmara de Vereadores de Amarante, todo mundo darem as mãos e buscarem uma solução, porque ninguém aguenta mais. E aqui eu quero deixar registrado nesta Casa que estes crimes não podem ser ignorados, eles evidenciam a crescente insegurança e os dados são alarmantes, como eu venho dizendo. E todos de Amarante, assim como eu, nós clamamos por justiça, em nome de Katiane, em nome de Consuelo, em nome de todas as mulheres, de todas as mulheres que foram vítimas, que foram assassinadas. Enfim, eu quero só agradecer a Presidente. Obrigada.