26 de junho de 2025
Ana do Gás anuncia início de audiências públicas para o Orçamento Participativo de 2026
Ela disse que o OP é um instrumento de diálogo entre o Governo e a sociedade civil, permitindo que maranhenses de todas as regiões opinem sobre as ações
Agência Assembleia
A deputada Ana do Gás (PCdoB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (26), o início das audiências públicas para elaboração do Orçamento Participativo 2026. A parlamentar salientou que hoje o Orçamento Participativo representa uma política pública de referência em boas práticas na garantia da participação popular na gestão estadual.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (16), em São Luís, no Auditório Paulo Freire (UFMA), e marcou o início do ciclo de diálogo, participação popular e fortalecimento da democracia no Orçamento Geral do Estado para 2026.
Ana do Gás frisou que o Orçamento Participativo é um instrumento de diálogo entre o Governo e a sociedade civil, permitindo que maranhenses de todas as regiões opinem e decidam sobre as ações, obras e projetos prioritários que devem integrar o orçamento público. A ação é coordenada pelas Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan),
A deputada salientou que o Orçamento Participativo é uma das mais importantes iniciativas do Governo do Maranhão, nos últimos 10 anos, e que, desde a sua implementação, tem promovido a participação ativa da população na definição das prioridades do Estado. “É um reflexo do compromisso do nosso Governador Carlos Brandão, que, com esta escuta constante à sociedade e com o fortalecimento da gestão democrática e transparente que ele tem feito, vai poder executar melhor os recursos públicos, no próximo ano, e com o nosso acompanhamento”, frisou.
Ana do Gás afirmou ainda que há 10 anos o Orçamento Participativo tornou-se um efetivo instrumento de participação dos cidadãos maranhenses.
“Quero parabenizar o nosso governador Carlos Brandão, toda a sua equipe de secretários, todos os servidores que têm se empenhado bastante para fazer essa escuta nos 217 municípios. Parabenizar também o secretário municipalista Orleans Brandão e dizer que as escutas já estão acontecendo nos 32 polos regionais para o novo orçamento participativo do Maranhão”, concluiu.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios