26 de junho de 2025
Ana do Gás anuncia início de audiências públicas para o Orçamento Participativo de 2026
Ela disse que o OP é um instrumento de diálogo entre o Governo e a sociedade civil, permitindo que maranhenses de todas as regiões opinem sobre as ações

Agência Assembleia
A deputada Ana do Gás (PCdoB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (26), o início das audiências públicas para elaboração do Orçamento Participativo 2026. A parlamentar salientou que hoje o Orçamento Participativo representa uma política pública de referência em boas práticas na garantia da participação popular na gestão estadual.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (16), em São Luís, no Auditório Paulo Freire (UFMA), e marcou o início do ciclo de diálogo, participação popular e fortalecimento da democracia no Orçamento Geral do Estado para 2026.
Ana do Gás frisou que o Orçamento Participativo é um instrumento de diálogo entre o Governo e a sociedade civil, permitindo que maranhenses de todas as regiões opinem e decidam sobre as ações, obras e projetos prioritários que devem integrar o orçamento público. A ação é coordenada pelas Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan),
A deputada salientou que o Orçamento Participativo é uma das mais importantes iniciativas do Governo do Maranhão, nos últimos 10 anos, e que, desde a sua implementação, tem promovido a participação ativa da população na definição das prioridades do Estado. “É um reflexo do compromisso do nosso Governador Carlos Brandão, que, com esta escuta constante à sociedade e com o fortalecimento da gestão democrática e transparente que ele tem feito, vai poder executar melhor os recursos públicos, no próximo ano, e com o nosso acompanhamento”, frisou.
Ana do Gás afirmou ainda que há 10 anos o Orçamento Participativo tornou-se um efetivo instrumento de participação dos cidadãos maranhenses.
“Quero parabenizar o nosso governador Carlos Brandão, toda a sua equipe de secretários, todos os servidores que têm se empenhado bastante para fazer essa escuta nos 217 municípios. Parabenizar também o secretário municipalista Orleans Brandão e dizer que as escutas já estão acontecendo nos 32 polos regionais para o novo orçamento participativo do Maranhão”, concluiu.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…