26 de junho de 2025

Antônio Pereira destaca preocupação com ampliação de reservas ambientais em Amarante

Parlamentar manifestou preocupação com os impactos da medida na vida da população local

Antônio Pereira destaca preocupação com ampliação de reservas ambientais em Amarante

Antônio Pereira criticou intenção do governo federal de ampliar extensão de terras demarcadas como pertencentes aos povos originários ou destinadas a reservas ambientais em Amarante

Assecom / Dep. Antônio Pereira

Na sessão plenária desta quinta-feira (26), o deputado Antônio Pereira (PSB) alertou sobre uma proposta do ICMBio de criação de uma nova reserva ambiental de mais de 120 mil hectares no município de Amarante do Maranhão. O parlamentar manifestou preocupação com os impactos da medida na vida da população local, formada em sua maioria por pequenos e médios produtores rurais.

Segundo o deputado, a proposta foi debatida em reunião realizada na quarta-feira (25), em Brasília, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com a presença de prefeitos da Região Tocantina, lideranças políticas maranhenses, como o senador Weverton Rocha, o ministro André Fufuca, os deputados federais Josivaldo JP e Cleber Verde, além de representantes de sindicatos e entidades ligadas ao setor rural.

Durante o pronunciamento, Antônio Pereira criticou a intenção do governo federal de ampliar ainda mais a extensão de terras demarcadas como pertencentes aos povos originários ou destinadas a reservas ambientais no município de Amarante, que, segundo ele, já possui mais de 55% do seu território comprometido com essas áreas.

“Há uma intenção de elevar essa área para mais de 75% do território. A sede urbana da cidade ficaria cercada, o que compromete diretamente o desenvolvimento urbano e econômico da região”, afirmou.

O parlamentar também questionou a transparência do processo e a falta de diálogo com a população. Ele relatou que o presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, disse desconhecer o tema durante a reunião em Brasília. “É um assunto amplamente conhecido, debatido há anos. Não se pode ignorar a gravidade e os impactos dessa proposta”, ressaltou.

Antônio Pereira afirmou que não é momento para o país abrir novas frentes de conflito fundiário, especialmente em um cenário político e social delicado. “É preciso equilíbrio e bom senso. O governo, do qual faço parte e apoio, deve priorizar o diálogo e o respeito às comunidades. Não é hora de buscar mais uma frente de conflito como essa questão de demarcação de terras ou de criação de novas reservas ambientais, especialmente em uma região que já foi inclusive dado o título de propriedade para as pessoas que ali moram”, declarou.

O deputado defendeu investimentos em políticas públicas tanto para os povos originários quanto para os produtores rurais da região. “A prioridade deve ser a criação de condições de trabalho, educação e saúde para todos. Nossa região é formada por pequenos e médios produtores, que merecem apoio, não mais entraves”, disse.

Ao final do discurso, Antônio Pereira manifestou repúdio à proposta e se comprometeu a continuar acompanhando o caso. “Estarei sempre presente nesta tribuna para defender os interesses do povo da região Tocantina. Não me calarei diante de mais esse conflito fundiário desnecessário”, concluiu.

Mais notícias

Deputada Dra. Helena Duailibe destaca os 171 anos da Associação Comercial do Maranhão e os 50 anos do Grupo Atlântica

Parlamentar enalteceu a importância da entidade e do grupo empresarial, que muito contribuem para o desenvolvimento econômico e…

Ana do Gás destaca resultados da Operação Impacto no combate ao crime organizado

Parlamentar elogiou o comando do coronel Wallace Amorim, recém-empossado, e o trabalho coordenado pelo secretário de Segurança, Maurício…

‘Toda Mulher’ – Psicóloga alerta para os desafios de lidar com a “epidemia de depressão”

Segundo a especialista, a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional

Adelmo Soares comemora ampliação do Programa ‘Cuidar dos Olhos’ na sede e em povoados de Caxias

Parlamentar informou que o Governo do Maranhão, por meio da SES, entregou 662 óculos de grau a beneficiários…

Florêncio Neto destaca ações de saúde e obras em Marajá do Sena

Parlamentar anunciou uma grande ação de saúde na área oftalmológica, que beneficiará cerca de 800 moradores

‘Café com Notícias’ aborda as ações do Ministério Público e parceiros no combate ao suicídio no Maranhão

Entrevistado no programa, o promotor de Justiça Marco Aurélio Fonseca informou que, em parceria com outros órgãos e…

Deputado Catulé Júnior cobra retomada de obras de recuperação asfáltica na MA-034

Segundo o parlamentar, os serviços na rodovia, que liga a sede de Caxias ao povoado Baú, foram iniciados…

Helena Duailibe repercute comemorações do 24º BIS e celebra restauração da Igreja de Santo Antônio

A parlamentar participou da cerimônia no Batalhão Duque de Caxias. Ela também destacou a restauração da Igreja Santo…