27 de junho de 2025
‘Em Discussão’: Escritor Antônio Noberto fala sobre suas obras literárias e a influência francesa em São Luís
O pesquisador afirmou, no programa, que suas obras buscam mostrar que o Maranhão sempre foi uma liderança cultural à parte
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta sexta-feira (27), o escritor e inspetor da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão, Antônio José Noberto da Silva. Ele fez uma ampla explanação sobre pesquisas e as obras literárias de sua autoria e sobre a influência francesa em São Luís.
Em entrevista aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, o escritor disse que, com suas pesquisas e obras literárias, busca mostrar que o Maranhão sempre foi liderança e um “país” à parte.
“Fomos a capital de uma Nova França, a França Equinocial; fomos a Lisboa dos Trópicos; fomos o Estado colonial do Grão-Pará e Maranhão; fomos a Atenas Brasileira e um pedaço de Europa. Tudo chegava em primeira mão em São Luís: a energia elétrica, o bonde, a literatura, etc. Há quase dois séculos, o Maranhão produzia e exportava cerca de 30% de toda a produção cultural do Brasil. Um exemplo é que a Academia Brasileira de Letras foi formada majoritariamente por fluminenses e maranhenses. Quem leu as principais obras de Aluísio e Artur Azevedo sabe do que estou falando”, afirmou o escritor.
Antônio Noberto é bacharel em Turismo pela UFMA, pesquisador, palestrante e escritor. É Doutor Honoris Causa em História (FEBACLA), embaixador da paz (OMDDH), membro fundador e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras (ALL), sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e foi idealizador e curador da Exposição “França Equinocial para sempre”.
Turismólogo e divulgador da história do Maranhão, Noberto cursou Licenciatura em História pela Uema, mas não concluiu. É também membro fundador da AVLA, membro do Conselho da Cruz Vermelha no Maranhão e membro fundador do Conselho Comunitário de Defesa Social da Zona Rural de São Luís.
Natural de Pentecoste, no Ceará, Antônio Noberto contou na entrevista que chegou a São Luís ainda criança. Mudou-se para o Maranhão aos 7 anos de idade. Estudou nas escolas Rubem Almeida, Manoel Beckman e Almirante Tamandaré. Foi professor e é policial rodoviário federal desde 1994. Em 2007 lançou o romance “Só por uma estação, uma viagem ao Brasil”, primeiro livro lançado na Primeira Feira do Livro de São Luís.
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…