03 de julho de 2025
Projeto de Osmar Filho que cria Patrulha Digital Infantil segue para análise das comissões temáticas
A proposição visa criar um núcleo especializado de prevenção e combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes no Maranhão

Assecom Dep. Osmar Filho – Foto: Hamilton Jr.
Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (2), o plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) analisou o Requerimento nº 260/2025, de autoria do deputado Osmar Filho (PDT), que apresentou recurso contra o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao Projeto de Lei nº 279/2025, que propõe a criação da Patrulha Digital Infantil, núcleo especializado de prevenção e combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.
A CCJ havia emitido parecer contrário à proposta, alegando possível vício de competência. No entanto, ao defender a viabilidade do projeto, Osmar Filho destacou a semelhança com o PL de autoria do deputado Neto Evangelista (União), que criou a Patrulha Henry Borel, aprovada recentemente e voltada ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.
“O parecer favorável da CCJ nesse caso se baseou no Art. 226 da Constituição Federal, que determina que o Estado assegure a assistência à família, criando mecanismos para coibir a violência. Assim, não há qualquer óbice formal ou material ao PL 279/2025”, argumentou Osmar Filho. “Faço um apelo ao Plenário para que reveja o parecer dado pela CCJ, pois recentemente aprovamos por unanimidade uma proposta semelhante”, frisou.
Durante o debate em plenário, o parlamentar também ressaltou casos recentes que demonstram a urgência de ações estatais mais eficazes no ambiente digital: “Tivemos um episódio trágico em que um adolescente assassinou familiares, influenciado por conteúdos acessados sem acompanhamento. Precisamos de um serviço de inteligência que atue na prevenção e detecção de riscos virtuais, sobretudo para proteger crianças e adolescentes.”
O recurso apresentado foi acolhido pela Mesa Diretora e submetido à deliberação do plenário, que rejeitou o parecer da CCJ. Com isso, o Projeto de Lei nº 279/2025 segue agora para análise nas demais comissões temáticas da Alema.
Mais notícias
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…
“O câncer de intestino é uma doença prevenível”, afirma Doris Rocha no programa ‘Diário da Manhã”
Segundo a médica, por meio da colonoscopia, pode-se detectar pólipos, por exemplo, e retirá-los, evitando-se um possível câncer…
‘Café com Notícias’ destaca o avanço dos casos de câncer de intestino
A proctologista Rebeca Neponucena alertou, no programa, que esse tipo de tumor é prevenível e que, quando detectado…
‘Contraplano’ aborda a 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema
Programa destacou a importância do festival para o audiovisual maranhense e a programação, que será iniciada nesta terça-feira,…
Programa ‘Diário da Manhã’ destaca as ações e avanços da Sagrima em 2025
De acordo com o subsecretário da pasta, Sérgio Delmiro, apoio e participação em feiras do agronegócio, fortalecimento das…
“Revista Maranhão” alerta para a prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço
O programa desta segunda-feira recebeu a oncologista Daniela Lacerda, que falou sobre o que é a doença, fatores…
Direitos do consumidor são tema de entrevista no programa ‘Diário da Manhã’
O chefe da Assessoria Jurídica do PROCON/MA, Ricardo Cruz, esclareceu dúvidas como o pagamento adiantado de faturas