Início -> Discursos
Tempo dos Blocos Adelmo Soares
08 de julho de 2025
Transcrição
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES (sem revisão do orador) – Senhora Presidenta Iracema, Senhoras e Senhores Deputados e Deputadas aqui presentes, como eu gostaria que a gente tivesse aqui discutindo cada vez mais os avanços e o trabalho que o Governo tem feito para melhorar a vida do povo do Maranhão. Eu vejo o nobre amigo Deputado Carlos Lula falando exatamente sobre a sua gestão na saúde e claro que a gente tem que ver que houve avanços na sua gestão. Mas, evidentemente, não foi só na gestão dele, não foi o único secretário, a única pessoa no mundo que resolveu ou que amenizou os problemas, porque não resolveu tudo, não resolveu porque inclusive está sendo colocado agora em Santa Inês. Se tivesse resolvido tudo, Santa Inês já estava funcionando há muito tempo. Então, foi necessário a parceria do Governo Carlos Brandão com o ex-Governador Flávio Dino para continuar as políticas de ampliação do Sistema de Diálise no Maranhão. Então assim, este discurso do passado com o presente, o que foi, o que deixou de fazer, é um discurso que cansa o povo do Maranhão. Nós precisamos pensar e acreditar que existem problemas, existe, mas todos os problemas do Maranhão não é culpa do Brandão. O Governador Brandão só tem três anos. O governador que antecedeu, que eu fiz parte, teve sete. Por que nos sete não resolveu todos os problemas? Evidentemente que isso leva tempo e todo mundo sabe disso. A questão é que a gente tem que ficar aqui defendendo e falando, porque é jogar para a plateia, jogar para as pessoas, tentar passar uma imagem de que não existe uma gestão qualificada. Existe, da mesma forma que Vossa Excelência passou, que o Rodrigo Lago passou quando foi gestor da SAF. Cada um de nós contribuiu com o desenvolvimento do Estado. Quando o meu amigo Deputado Neto Evangelista passou na Assistência Social, está lá, deixou um legado e continua trabalhando, mas ainda está existindo desde da sua implantação e cada vez mais ampliando. Então, esse discurso de ficar jogando tudo, toda a culpa, todas as situações do Estado do Maranhão… A estrada aqui foi colocada como se a estrada, a MA que ele colocou, que o Deputado Othelino colocou, como se fosse… Poxa, porque eu nunca tinha visto o Deputado Othelino ir à Baixada, às regiões, mostrar estrada ruim, porque eu também trafeguei. E não estava resolvido 100%. Se tivesse tudo resolvido era mil maravilhas, mas não está. Então, eu acho que essa linha de ficar antes, depois, agora e antes, é uma linha que não ajuda o Maranhão. Tem que se reconhecer o trabalho do Governador Carlos Brandão.
O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Deputado Adelmo.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Pois não, Deputado Carlos Lula.
O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Vossa Excelência me permitir um breve aparte?
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Claro, lógico.
O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – De tudo, inclusive para dizer, continuo indagando ao Deputado Florêncio: qual é a data de inauguração do Centro de Diálise? Porque, vê só, a gente está entrando no debate aqui que não tem nenhum sentido, nenhum sentido. Agora estou querendo levantar o debate sobre o Centro de Diálise de Presidente Dutra, que eu inaugurei, que não teria sido isso, aquilo. E qual é a data de inauguração do Centro de Diálise de Santa Inês? Porque tem o laudo da vigilância, não é? Tem uma semana atrás, e o Governo não dá. Porque o debate aqui é um só: quando o Governo vai entregar o Centro de Diálise para as pessoas poderem fazer diálise perto de casa? As pessoas estão olhando, o prédio está lá, está funcionando as máquinas e tudo. A pergunta é só essa Adelmo. Porque vê só não estou fazendo comparação, até porque é incomparável. O Governo destrói tudo que toca. E não vou fazer esse debate aqui com Vossa Excelência, porque são visões antagônicas. Não vou lhe convencer, nem Vossa Excelência vai me convencer. Isso é um debate que cabe para o povo.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Exato.
O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – E é o debate que cabe para o povo. Quem está fazendo comparação entre gestões, não sou eu. Eu estou pedindo a inauguração do centro de diálise. Como o Governo não tem resposta, vai atacar, vai atacar. Eu vou atacar me defendendo, óbvio. Vou falar, quando inaugurar 50 unidades hospitalares, 50, aí, a gente começa a conversar. É só isso.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Deputado Carlos Lula, Vossa Excelência, quando se refere aqui, é como se você tivesse imaginando que a sua fala aqui vai fazer com que o Governador bote para funcionar a hemodiálise. Deixa-me lhe dizer, dia 5, dia primeiro, foi a liberação do alvará da vigilância e, evidentemente, V. Exa. sabe disso. V. Exa. sabe que leva dias para o processo de instalação. Não é só amanhã imediato. Mas o que eu quero dizer para V. Exa. é que essa desculpa de narrativa, desculpa não, essa forma de narrativa, V. Exa. dizer, colocar que não inaugurou, o povo está precisando. Concordo, o povo está precisando, mas o povo está precisando há muito mais tempo, há muito mais anos. E agora está muito próximo de ser inaugurado, porque e dizer, a narrativa de dizer que é porque não tem agenda, o Carlos Brandão. Isso não pega nele. O Governador Carlos Brandão, se tem um homem que tem sensibilidade e amor pelo povo do Maranhão. O Governador Carlos Brandão é um municipalista, conhece todo o Estado, conhece todas as dores, conhece todas as cidades. Então, você fazer uma narrativa de falta de agenda é uma agressão muito forte. Por isso que a situação tem que se defender. Pois não, Deputado Neto Evangelista.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Deputado Adelmo, primeiro assim, vamos falar uma coisa aqui, Deputado Carlos Lula, que eu acompanhei a sua gestão perante a Secretaria de Estado da Saúde. Inclusive, fui seu colega secretário. É inegável a sua participação no sistema de saúde do Maranhão, quem negar não está vendo a história, esse é o primeiro ponto. Mas nós temos sempre que tomar cuidado, porque toda vez que a gente passa por uma gestão, que é feita por vários desafios, alguma coisa se deixou de fazer. Então, a gente não pode pegar a pedra e sair apenas atirando, achando que essa pedra não volta. Deputado Adelmo, e aí vou pegar as palavras do Deputado Carlos Lula, que centro de hemodiálise não se inaugura com pessoas sentadas nas cadeiras fazendo a diálise; na gestão do Governador Carlos Brandão é um pouquinho diferente, porque Barreirinhas, quando inaugurou, inaugurou com cinco pessoas fazendo hemodiálise. Não é isso, Presidente? Me corrija se eu estiver errado, porque V. Exa. estava lá.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Certíssimo.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – O que não pode, e aí esse debate não pode ser furtado também, é achar que o pau de dar em Chico não dá em Francisco. A situação de Presidente Dutra, que foi trazida hoje aqui no Plenário desta Casa, ela deve sim ser discutida, até para que o mesmo erro não seja cometido amanhã, de você entregar um centro de hemodiálise, fazer toda uma expectativa à população e começar o atendimento apenas ambulatorial de atendimento com nefrologista. “Ah, mas o governador não quis colocar para funcionar.” Não, o governo teve que fazer aquisição de usina de melhoramento de água para poder funcionar, porque o centro de hemodiálise não funciona sem água de qualidade, ou seja, uma questão lógica, teve-se que se contratar um sistema de melhoramento de água para que tivesse condição de ser feita hemodiálise. É porque a água, à época da inauguração, não estava apta a ser utilizada no sistema de hemodiálise. Então, se inaugurou um centro de hemodiálise sem está apto a funcionar. Ponto. A outra discussão é com relação à entrega do Centro de Hemodiálise de Santa Inês, porque eu já percebi uma coisa, a oposição, Deputado Davi, tem feito assim, eles vão atrás de informação, que eles têm muita informação, inclusive de dentro do governo, do que vai começar a funcionar, do que vai começar a rodar, aí eles vêm aqui na tribuna da Assembleia, fazem uma denúncia, sabendo que aquilo já vai começar, para dizer que o governo só fez porque foi denunciado. Assim se deu com a estrada que liga Pindaré a Santa Inês, assim se deu agora com o Centro de Hemodiálise de Santa Inês, que agora, dia 1º de julho, e o que os Deputados de oposição querem aqui, pelo que eles estão falando, que o Governador do Estado faça interferência técnica dentro da Vigilância Sanitária. Só pode. Agora, o laudo entregue dia 1º de julho, é óbvio que agora, com todo o treinamento, com a autorização que foi dada, o Estado vai inaugurar ainda nesse mês. Mas que fique registrado que essa artimanha de já saber o que vai acontecer e vir aqui denunciar para dizer que só abriu por conta de suas denúncias já é conhecida por todos nós. E o governo vai continuar fazendo o seu trabalho do jeito que tem feito, entregando serviço de qualidade, ampliando os centros de hemodiálises. E aí eu aproveito para parabenizar o Governador Carlos Brandão, porque tem ampliado, tem cumprido o seu papel e, ainda este mês, vai poder entregar para a população de Santa Inês e região um novo centro de hemodiálise funcionando, sem inauguração para ludibriar quem já tem essa luta tão grande.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Libero para V. Exa. concluir, que o tempo já expirou.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Eu vou concluir, incorporando todo o pronunciamento do Deputado Neto e dizer que mais uma vez vai funcionar, mas não vai funcionar porque a oposição, aliás, os governistas de oposição resolveram criticar ou denunciar como eles estão dizendo. Então, como todos nós somos governistas e temos governistas de oposição, nós estamos acreditando que, cada vez mais, o trabalho vai continuar ampliando o desenvolvimento do nosso Estado. Era só isso, Senhora Presidente.