08 de julho de 2025
Daniella ressalta ampliação do serviço de hemodiálise e de leitos de UTI em Presidente Dutra
Segundo a parlamentar, os serviços tiveram sua capacidade dobrada no município desde a inauguração

Assecom / Dep. Daniella
Na sessão plenária desta terça-feira (8), a deputada Daniella (PSB) utilizou a tribuna para destacar os avanços no atendimento de hemodiálise no município de Presidente Dutra e defender as melhorias promovidas na saúde pública do Maranhão.
“Tenho acompanhado alguns debates aqui na Casa sobre a saúde no Maranhão e como alguém que conhece de perto a realidade da nossa região, não poderia deixar de me manifestar. Sabemos que ainda há desafios, mas também precisamos reconhecer o quanto já avançamos na área”, afirmou a parlamentar.
Daniela relembrou que, apesar do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra ter sido inaugurado anteriormente, a unidade enfrentou entraves para iniciar o funcionamento devido à ausência de uma usina de tratamento de água. E que, com o apoio do Governo do Estado, a estrutura foi corrigida, permitindo a ativação do serviço.
“A hemodiálise em Presidente Dutra começou com um turno e, hoje, já funciona nos dois. Isso representa um alívio imenso para os pacientes que antes precisavam percorrer longas distâncias para realizar o tratamento”, destacou.
Descentralização
Segundo a parlamentar, o número de pacientes atendidos pela rede estadual de hemodiálise saltou de 1.789, em 2023, para mais de 3.599, em 2025.
“É um avanço significativo, fruto da sensibilidade do governador Carlos Brandão, que descentralizou o serviço e ampliou o acesso, diminuindo o sofrimento de quem precisava se deslocar por horas em busca de tratamento,” afirmou.
A deputada destacou ainda outras ações que vêm fortalecendo a rede pública de saúde no Maranhão. Ela mencionou o aumento no número de leitos de UTI no Socorrão de Presidente Dutra, que teve sua capacidade dobrada desde a inauguração, e os investimentos no Hospital Macrorregional de Caxias, que segue em expansão.
“Também é preciso reconhecer a implantação do Centro de Tratamento de Queimados no Hospital da Ilha, que hoje já é referência nacional e representa um grande salto na qualidade do atendimento especializado em nosso estado,” completou.
Por fim, Daniela fez um apelo por equilíbrio e justiça na análise das políticas públicas de saúde no estado. “Estamos aqui para cobrar o que ainda precisa avançar, mas também para reconhecer o que tem funcionado. O governador Carlos Brandão tem demonstrado sensibilidade e compromisso, especialmente com os pacientes que mais precisam de um olhar humano e atento”, concluiu.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…