08 de julho de 2025
Deputados destacam expansão e interiorização dos serviços de hemodiálise ofertados pelo Governo do Estado
Parlamentares ressaltaram a ampliação do atendimento a diversas regiões do Maranhão. Investimentos passam de R$ 16 milhões para esse serviço

Agência Assembleia
Os deputados da base governista usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão desta terça-feira (8), para falar sobre os avanços da saúde no Maranhão, especialmente no que diz respeito à expansão e interiorização dos serviços de hemodiálise, um dos destaques da gestão do governador Carlos Brandão.
O líder do governo no Parlamento Estadual, deputado Neto Evangelista (União Brasil), enumerou as conquistas da população nesta área desde o início desta gestão. O parlamentar lembrou que Carlos Brandão foi responsável pela ampliação do número de cadeiras de hemodiálise em Chapadinha, pela implantação do quarto turno do tratamento em São Luís, bem como pela criação dos centros de hemodiálises dos municípios de Grajaú e Barreirinhas.
Sobre o início do funcionamento do Centro de Hemodiálise de Santa Inês, cujo prédio já está pronto, Neto Evangelista esclareceu que o espaço deverá ser inaugurado ainda este mês. “O alvará da Vigilância Sanitária saiu apenas dia 1º de julho, o prédio já está pronto e a inauguração deverá ocorrer ainda este mês”, adiantou o deputado.
O deputado Éric Costa (PSD) explicou que o governo precisa cumprir os prazos para abrir unidades de saúde. “O laudo da Vigilância Sanitária foi emitido há uma semana. Esta é apenas uma etapa, existem outras a serem cumpridas até que seja inaugurado, como o treinamento do pessoal que vai trabalhar, organização do fluxo de atendimento, portanto, o prazo para entrega está razoável”.
Estrutura
A ampliação do serviço de hemodiálise no estado foi destacada pelo deputado Davi Brandão (PSB). “O governo Carlos Brandão está ampliando a estrutura de hemodiálise no estado, saindo de 279 máquinas para mais de 560 até o final deste ano. Os investimentos passam de R$ 16 milhões na saúde, somente no que se diz respeito à hemodiálise”, destacou o parlamentar.
O deputado Ricardo Arruda (MDB) citou os avanços do tratamento em sua região. “Na minha cidade, Grajaú, o Centro de Hemodiálise implantado ano passado atende mais de 60 pacientes de toda aquela região. Estas pessoas, anteriormente, tinham que se destacar para Imperatriz. E o governo ainda vai inaugurar os centros de Santa Luzia e Viana, além de Santa Inês”.
Como profissional de saúde, a deputada Daniella (PSB), reconheceu os avanços que o governador Carlos Brandão tem alcançado na área da saúde. “O nosso governador aumentou mais de 100% da capacidade do serviço de hemodiálise, decentralizando e diminuindo o sofrimento dos pacientes. Em 2023, o estado saiu de um patamar de 1.789 pacientes atendidos e chegou, em 2025, a mais de 3.599 pacientes recebendo este tratamento na rede estadual de saúde. Uma ampliação que vai contemplar 17 das 19 regionais de saúde do Estado do Maranhão”, observou a parlamentar.
Trabalho
Adelmo Soares (PSB) lembrou que o governo Carlos Brandão está à frente da gestão apenas há 3 anos e que seu antecessor permaneceu no cargo há sete anos. “Essa linha de ficar comparando o antes e depois é uma linha que não ajuda o Maranhão. Tem-se que reconhecer o trabalho que o governador Carlos Brandão tem feito”.
Florêncio Neto (PSB) frisou os problemas enfrentados pelo governo passado quando da inauguração do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. “Foi uma inauguração feita no apagar das luzes, abrindo uma unidade importante como aquela, sem ter o cuidado de saber a qualidade da água, o que inviabilizou seu funcionamento por um tempo”, disse o deputado.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…