08 de julho de 2025
Carlos Lula cobra prisão de prefeito acusado de matar policial militar no Maranhão
Deputado disse que caso tem gerado revolta popular e pediu providências urgentes por parte da Polícia

Assecom / Dep. Carlos Lula
Durante a sessão plenária desta terça-feira (8), o deputado estadual Carlos Lula cobrou providências urgentes sobre o assassinato do policial militar Geidson Thiago da Silva dos Santos, ocorrido no último domingo (6) durante uma vaquejada em Trizidela do Vale.
Segundo relatos da polícia, o autor dos disparos seria o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), de 27 anos, que teria efetuado cinco tiros contra o policial após uma discussão por conta do farol alto de um carro. O militar estava de folga no evento.
O caso tem gerado revolta popular, sobretudo após o prefeito se apresentar em uma delegacia fora da região do crime, alegar legítima defesa e ser liberado após depoimento.
“Imaginem se fosse ao contrário. Se o policial tivesse matado o prefeito. Ele já estaria preso, com manchetes em todos os jornais, falas oficiais, demissão sumária. Mas como foi um aliado do governador, está solto”, denunciou Carlos Lula.
O deputado classificou como grave a omissão do Governo do Estado e criticou duramente a forma como o caso vem sendo tratado pelas autoridades.
“Não foi um falecimento, foi um assassinato. Um policial foi morto com cinco tiros pelas costas, e o autor está solto, sem entregar nem a arma usada no crime. Isso é um escândalo!”, afirmou.
Carlos Lula também questionou se a ligação política entre o prefeito e o governador Carlos Brandão estaria influenciando o andamento da investigação. “Por que ele está solto? Por ser aliado do governador?”, questionou.
De acordo com a Polícia Civil, a arma do crime ainda não foi localizada, e o prefeito não tinha porte legal. Ele teria informado à polícia que se “livrou” da arma após o crime.
Ao levar o caso ao plenário, Carlos Lula reforçou sua posição de defesa da Justiça e da verdade. “Não se pode admitir dois pesos e duas medidas. Quando a vítima é um policial militar, o Estado precisa dar exemplo. Justiça é prioridade”, lembrou.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares critica politização do debate sobre a saúde no Maranhão
Parlamentar condenou o ato de colocar culpa dos problemas exclusivamente no governo atual e lembrou que questões estruturais…
Davi Brandão afirma que fortalecimento do serviço de hemodiálise ampliou acesso de pacientes renais crônicos ao tratamento
Segundo ele, a ampliação do serviço no Maranhão é reflexo de uma gestão comprometida do governador Brandão com…
Eric Costa pontua investimentos do Governo do Estado em obras estruturantes e de saúde
O deputado destacou o compromisso do governador com a saúde pública, especialmente pela ampliação do sereviço de hemodiálise
Deputada Janaína destaca Expoimp e a classificação do Maranhão como zona livre da febre aftosa
Ela ressaltou ainda a agenda do governador Brandão em Imperatriz, quando levou várias ações para a Região Tocantina
Especialista destaca importância das redes sociais para o empreendedorismo no ‘Diário da Manhã’
Sílvio Guilherme destacou, no programa, que as redes sociais oferecem ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade, engajar clientes…
‘Contraplano’ destaca incidência da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde
Programa debateu causas do problema que é um distúrbio mental relacionado ao trabalho, resultando em um estado de…
Crescimento de emprego formal no Maranhão em 2025 é tema do ‘Café com Notícias’
Segundo a coordenadora do Sine, Carla Alcântara, foram criadas 11.400 vagas de janeiro a maio deste ano no…
Pautas Femininas: Especialista destaca protagonismo das mulheres na busca por qualidade de vida
Carol Carvalho abordou a crescente presença das mulheres no universo do exercício físico, fenômeno que acompanha uma mudança…