09 de julho de 2025
Deputado Antônio Pereira detalha avanços no sistema de saúde pública do Maranhão
Parlamentar detalhou os investimentos em ampliações hospitalares, serviços de hemodiálise e cobrou responsabilidade compartilhada na gestão da saúde
Assecom / Dep. Antônio Pereira
Em discurso realizado na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (9), o deputado estadual Antônio Pereira (PSB) falou sobre os avanços na saúde pública do Maranhão, dando ênfase especial às conquistas observadas nos municípios de Imperatriz, Santa Inês, Colinas e Paço do Lumiar.
Médico por formação, o parlamentar trouxe dados técnicos e relatos sobre a realidade da assistência hospitalar no Maranhão, ressaltando o esforço do governador Carlos Brandão para expandir e qualificar a rede pública de saúde.
“O que temos visto é o compromisso concreto do governador Brandão com a saúde pública. A inauguração de centros de hemodiálise, por exemplo, não é só uma obra física, é um compromisso com a vida de milhares de maranhenses”, declarou Pereira.
Hemodiálise
Antônio Pereira explicou, com base em sua experiência médica, a complexidade do tratamento de hemodiálise e reforçou que as entregas dessas unidades precisam de rigor técnico e planejamento. “Não se trata de inaugurar por inaugurar. É um procedimento invasivo, que exige controle rigoroso de qualidade, especialmente da água usada. O centro de Santa Inês será entregue no momento certo, quando estiver 100% pronto. O mesmo vale para Colinas e Paço do Lumiar, que contará com 33 máquinas de última geração”, afirmou.
Hospital de Imperatriz
O deputado dedicou boa parte do discurso ao novo hospital de Imperatriz. Ele detalhou ainda que o hospital contará com 153 leitos, incluindo 33 leitos adicionais, e estrutura para realizar cirurgias cardíacas, neurocirurgias e procedimentos vasculares de alta complexidade. Destaque também para os dois aparelhos de hemodinâmica, o que o coloca no mesmo nível do Hospital Carlos Macieira, referência em São Luís.
“O hospital não será porta aberta para qualquer atendimento porque não tem estrutura para absorver a demanda que hoje é atendida pelo Socorrão municipal, com mais de 350 leitos. Mas será uma estrutura essencial para aliviar os casos de maior gravidade e ampliar o acesso a especialidades de alta complexidade para toda a Região Tocantina”, explicou.
Hospital da Ilha
Outro ponto abordado foi o funcionamento do Hospital da Ilha, em São Luís. O parlamentar confirmou que há um diálogo em curso entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde da capital para definir claramente as responsabilidades de cada ente.
“O hospital deve continuar com portas abertas para casos de infarto agudo do miocárdio (IAM), queimaduras e AVCs, inclusive aneurismas, porque já há protocolo definido. Mas não deve assumir cirurgias eletivas ou vítimas do trânsito, que são de responsabilidade dos Socorrões municipais. Não podemos permitir que os municípios transfiram integralmente a responsabilidade para o Governo do Estado. Isso é injusto e sobrecarrega o sistema estadual”, advertiu Antônio Pereira.
Por fim, o deputado fez um apelo à seriedade no debate sobre a saúde pública. Ele chamou atenção para a importância de que os parlamentares levem as pautas dos seus municípios com responsabilidade.
Ele reforçou o compromisso do Governo do Maranhão com a expansão e a qualificação da saúde pública, ao mesmo tempo em que defende um pacto de responsabilidades entre Estado e municípios. “A saúde não pode ser jogada no campo político. Devemos tratar essas questões com muita seriedade e responsabilidade, sempre com foco no bem-estar do nosso povo”, finalizou.
Mais notícias
Programa Papo Cidadão aborda o autismo e a campanha Abril Azul
A fonoaudióloga Maria de Paula explicou o que é o transtorno, sinais, cuidados e o papel da família…
‘Diário da Manhã’ detalha a programação do Maranhão Gestão 2026
Evento, promovido pelo INAED, acontecerá nos próximos dias 13 e 14, no Golden Shopping, e abordará como líderes…
Reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista são destaque no ‘Café com Notícias’
O presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB-MA, Wellington Beckman, falou sobre incidência, desafios enfrentados…
Com mutirão, Neto Evangelista amplia acesso ao diagnóstico de TEA na capital
Iniciativa do deputado visa garantir mais cuidado e acesso ao diagnóstico de autismo. Atividade faz parte de uma…
Escola do Legislativo inicia aulas do curso de inglês básico
Turma é formada por servidores da Assembleia Legislativa e, também, por pessoas da comunidade
Helena Duailibe participa das comemorações alusivas aos 106 anos de Coroatá
Foram inauguradas diversas obras importantes para o município
Projeto estabelece diretrizes para a campanha educativa ‘Pequeno Agricultor’
Programa tem como diretrizes incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da permanência do homem na zona…
Avanços no combate ao sub-registro no Maranhão são tema do ‘Diário da Manhã’
Diversas ações vêm sendo realizadas pela Sedihpop para aumentar o número de registros civis no estado; em 20…