14 de julho de 2025

‘Café com Notícias’ aborda 4ª Semana da Conciliação realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão

Juiz Rodrigo Nina disse que o evento é uma ação estratégica para o fortalecimento da cultura da paz e para a melhoria da prestação jurisdicional

‘Café com Notícias’ aborda 4ª Semana da Conciliação realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão

Jornalista Márcia Carvalho conversou com o juiz Rodrigo Costa Nina sobre a Semana Estadual da Conciliação, no 'Café com Notícias'

Agência Assembleia

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu nesta segunda-feira (14) o juiz Rodrigo Costa Nina, coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). Ele fez uma explanação sobre os trabalhos a 4ª Semana Estadual da Conciliação, realizada com ações programadas em todas as unidades judiciárias do Estado.

Na conversa com a jornalista e apresentadora Márcia Carvalho, o juiz Rodrigo Nina informou que a quarta edição da Semana Estadual da Conciliação foi realizada no período de 30 de junho a 4 de julho de 2025.

Na avaliação do magistrado, a Semana da Conciliação obteve um saldo muito positivo: “Posso dizer que foi um sucesso, porque esta iniciativa tem como objetivo fomentar a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse, instituída pela Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de contribuir para o incremento do Índice de Conciliação e a pontuação do TJMA no Prêmio CNJ de Qualidade”.

O juiz Rodrigo Nina acrescentou que, para o sucesso da ação, a Coordenadoria de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) realizou uma triagem criteriosa dos processos, priorizando aqueles com efetiva possibilidade de acordo, a fim de otimizar os resultados da Semana de Conciliação.

O coordenador do Nupemec destacou que a Semana da Conciliação é uma ação estratégica para o fortalecimento da cultura de paz no Poder Judiciário e para a melhoria contínua da prestação jurisdicional.

“Um dado importante é que, mais uma vez, houve o comprometimento de todos para o êxito da Semana Estadual da Conciliação, na certeza de que a colaboração e empenho das unidades judiciárias são essenciais para o alcance dos objetivos propostos”, enfatizou.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Ações do Senar é tema de entrevista do programa Maranhão no Campo deste sábado

Entrevistado foi Raimundo Coelho, presidente do Sistema Faema/Senar

Osmar Filho participa da entrega do Programa Maranhão Livre da Fome em Morros

Durante a solenidade, o prefeito Paraíba destacou a importância da parceria com o governo estadual e o apoio…

‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa idosa

Durante entrevista ao programa desta sexta-feira, o defensor público Cosmo Sobral destacou o Estatuto da Pessoa Idosa, que…

‘Diário da Manhã’ – Tutuca Viana fala sobre 7⁰ São José de Ribamar Jazz e Blues Festival que será neste sábado

Evento terá apresentação de maranhenses, com entrada gratuita, e será realizado no Pátio Norte Shopping, a partir das…

“Café com Notícias’ aborda a tradição do Festejo de São José de Ribamar

O Padre Danilo Fontinele informou a programação do tradicional evento religioso, que será iniciado no dia 1º de…

Deputado Davi Brandão acompanha governador Carlos Brandão em agenda de entregas e obras em Bacabal

Compromissos reforçam a parceria do parlamentar com o governo estadual e trazem avanços em áreas como infraestrutura, educação,…

Carlos Lula cobra postura do Governo do Maranhão diante da morte de motorista de aplicativo

O parlamentar afirmou que, apesar dos números apresentados pelo governo, os dados oficiais mostram o avanço da criminalidade

Florêncio Neto destaca entrega de mais de mil cartões do ‘Maranhão Livre da Fome’ em Bacabal 

Segundo o parlamentar, a iniciativa é importante para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social