17 de julho de 2025
‘Café com Notícias’ aborda a atuação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão
A diretora Susan Lucena informou, no programa, que, além do acolhimento, alojamento, apoio, defesa dos direitos e assistência legal, a Casa da Mulher oferta cursos de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu nesta quinta-feira (17), a diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena. Ela fez um balanço sobre o funcionamento dos serviços do sistema de defesa e proteção dos direitos da mulher na sociedade maranhense.
Na conversa com a jornalista e apresentadora Márcia Carvalho, Susan Lucena disse que a Casa da Mulher Brasileira, cujos atendimentos iniciaram-se no dia 2 de outubro de 2017, tem um histórico de luta no Maranhão no combate à violência doméstica e familiar.
“Mais do que um espaço de proteção e suporte às assistidas, nós somos uma instituição onde também são desenvolvidas iniciativas para auxiliar a retomada das mulheres na sociedade, após o rompimento do ciclo de violência”, afirmou Susan Lucena.
Ela explicou que, por meio de cursos de capacitação, são ensinadas lições de empreendedorismo, marketing e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Medo
Susan Lucena observou que o medo pode ser o principal motivador para a vítima permanecer em um relacionamento abusivo. Neste sentido, a Casa da Mulher Brasileira oferece um espaço seguro em um momento que a vida está em risco até dentro das residências.
O alojamento de passagem oferece esse acolhimento enquanto as mulheres aguardam o deferimento da Medida Protetiva de Urgência.
Susan Lucena frisou que a Casa da Mulher Brasileira integra a rede de proteção à mulher, que concentra em um mesmo espaço todos os órgãos de atendimento à mulher vítima de violência de gênero: Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT+ da Defensoria Pública, 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria da Mulher, Alojamento de Passagem (com atuação da Guarda Municipal), Patrulha Maria da Penha, Departamento de Feminicídio, Delegacia da Mulher, Coordenadoria Estadual das Delegacias Especiais da Mulher, Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência e Biblioteca Maria da Penha.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo
Cláudio Cunha e Yglésio Moisés rebatem oposição e reconhecem melhorias feitas pelo governo estadual no sistema de ferry-boat
Ambos falaram sobre ações realizadas pelo governo visando à melhoria do sistema
Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval
Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio
Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão
Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado
Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’
A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas
Projeto institui política de atenção à saúde da mulher soropositiva e prevenção da transmissão do HIV
Projeto é de autoria do deputado Wellington do Curso
‘Diário da Manhã’ detalha ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea
Foram montados hospitais de campanha estrategicamente localizados na avenida, com equipes reforçadas, medicamentos e ambulâncias para casos de…