19 de julho de 2025
‘Maranhão no Campo’ destaca papel da neurociência e inteligência artificial em projetos de inovação no estado
Programa recebeu, neste sábado, o professor doutor Othon Bastos Filho, do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
Em entrevista ao programa ‘Maranhão no Campo’, exibido neste sábado (19), pela TV Assembleia, o professor doutor Othon Bastos Filho falou sobre as iniciativas do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão (IPEG) voltadas para transformar o setor público e privado por meio da ciência, tecnologia, neurociência e práticas restaurativas.
Entre os principais temas abordados, destaque para as áreas de saúde mental de estudantes, uso da inteligência artificial (IA) para otimizar processos educacionais e produtivos, além do monitoramento ambiental. Othon Bastos Filho explicou que o IPEG atua em diversos municípios maranhenses, detalhando o foco do trabalho na educação, a exemplo do que ocorre no município de São Domingos do Maranhão.
“Lá no município, nossa preocupação foi levar um projeto que trabalhasse a questão da saúde mental dos alunos, verificar como eles estão em relação ao sofrimento mental e no ganho cognitivo”, destacou o professor.
A partir de um diagnóstico realizado no ano passado, que já abrangeu mil estudantes, o instituto elaborou um relatório que fundamentará um planejamento de reforço escolar, com vistas à preparação para o SAEB, importante avaliação nacional.
Inteligência Artificial
Ele aproveitou para desmistificar receios comuns sobre a IA explicando que ela não apenas armazena dados, mas oferece informações qualificadas para tomadas de decisão. “A Inteligência Artificial é um repositório muito grande, que nos dá uma informação com qualidade para você decidir ou para planejar melhor suas ações”, pontuou.
Sobre o futuro do trabalho com IA, Othon Bastos Filho vê a tecnologia como um assistente poderoso que veio para facilitar a vida das pessoas. No campo, o uso da ferramenta, conforme o entrevistado, ajuda a aumentar a produtividade sem ampliar áreas plantadas.
Othon Bastos Filho falou, ainda, sobre monitoramento ambiental com uso de tecnologias, cidades inteligentes e o momento de transformação e inovação que o Maranhão vive, unindo tecnologia, ciência e práticas humanas para um futuro sustentável e inteligente.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…