19 de julho de 2025
‘Maranhão no Campo’ destaca papel da neurociência e inteligência artificial em projetos de inovação no estado
Programa recebeu, neste sábado, o professor doutor Othon Bastos Filho, do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
Em entrevista ao programa ‘Maranhão no Campo’, exibido neste sábado (19), pela TV Assembleia, o professor doutor Othon Bastos Filho falou sobre as iniciativas do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão (IPEG) voltadas para transformar o setor público e privado por meio da ciência, tecnologia, neurociência e práticas restaurativas.
Entre os principais temas abordados, destaque para as áreas de saúde mental de estudantes, uso da inteligência artificial (IA) para otimizar processos educacionais e produtivos, além do monitoramento ambiental. Othon Bastos Filho explicou que o IPEG atua em diversos municípios maranhenses, detalhando o foco do trabalho na educação, a exemplo do que ocorre no município de São Domingos do Maranhão.
“Lá no município, nossa preocupação foi levar um projeto que trabalhasse a questão da saúde mental dos alunos, verificar como eles estão em relação ao sofrimento mental e no ganho cognitivo”, destacou o professor.
A partir de um diagnóstico realizado no ano passado, que já abrangeu mil estudantes, o instituto elaborou um relatório que fundamentará um planejamento de reforço escolar, com vistas à preparação para o SAEB, importante avaliação nacional.
Inteligência Artificial
Ele aproveitou para desmistificar receios comuns sobre a IA explicando que ela não apenas armazena dados, mas oferece informações qualificadas para tomadas de decisão. “A Inteligência Artificial é um repositório muito grande, que nos dá uma informação com qualidade para você decidir ou para planejar melhor suas ações”, pontuou.
Sobre o futuro do trabalho com IA, Othon Bastos Filho vê a tecnologia como um assistente poderoso que veio para facilitar a vida das pessoas. No campo, o uso da ferramenta, conforme o entrevistado, ajuda a aumentar a produtividade sem ampliar áreas plantadas.
Othon Bastos Filho falou, ainda, sobre monitoramento ambiental com uso de tecnologias, cidades inteligentes e o momento de transformação e inovação que o Maranhão vive, unindo tecnologia, ciência e práticas humanas para um futuro sustentável e inteligente.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios