31 de julho de 2025
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do Estado e a utilização de tecnologias têm contribuído para o fortalecimento e aumento da produção no Maranhão
Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
O crescimento da agricultura familiar no Maranhão foi o assunto da entrevista com o secretário de Políticas Públicas da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Ivaldo Coqueiro, no programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (31), apresentado pela jornalista Elda Borges.
Ivaldo Coqueiro explicou que o crescimento da agricultura familiar tem se dado principalmente por incentivos do Governo do Estado, a exemplo de tecnologias que têm auxiliado um aumento de produção em espaços menores.
“Já temos uma boa produção de frutas em Amarante do Maranhão. Em Santo Antônio dos Lopes, já temos uma produção significativa de maracujá e a produção de melancia também tem crescido no estado”, disse o secretário.
Ivaldo Coqueiro também informou que a SAF tem buscado novas tecnologias na China, por meio de visitas do secretário Bira do Pindaré e do governador Carlos Brandão ao país.
“Já temos alguns equipamentos que estão sendo avaliados e testados, como coletores de arroz e tratores, para aperfeiçoar cada vez mais a agricultura familiar no Maranhão”, explicou.
Uma das ações da SAF é garantir que os jovens permaneçam no campo e no setor da agricultura familiar. Segundo Ivaldo Coqueiro, a secretaria levará capacitação e tecnologia para que haja maior produção com menor esforço físico.
“Roçadeiras, kits de irrigação e outros instrumentos vão ser disponibilizados para favorecer a melhoria do trabalho dos agricultores familiares”, informou.
Ainda de acordo com o secretário, o Projeto Amazônico de ação sustentável idealizado pelo Governo do Estado, deu início a projetos-pilotos nas escolas familiares rurais para atrair jovens com as novidades de melhorias do trabalho no campo.
Ivaldo Coqueiro pontuou, ainda, sobre o incentivo aos produtos da agricultura familiar, adquiridos pelo Governo do Estado e distribuídos para a população em situação de vulnerabilidade.
“O governo compra esses produtos através de programas como o PAA, e distribui para famílias carentes. É um incentivo importante para os agricultores familiares”, finalizou.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link
Mais notícias
Misoginia digital e violência simbólica contra a mulher são tema do Pautas Femininas
Edição contou com a participação da psicóloga Ana Karoline, especialista em Psicologia Organizacional e Social
Osmar Filho destaca avanço da Avenida Metropolitana na Grande São Luís
Na segunda etapa da obra, foram entregues mais de 4 km, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas…
Osmar Filho distribui peixes no São Francisco e Ipase
Ação da Semana Santa, em parceria com a vereadora Clara Gomes, contemplou também moradores do bairro Ipase, em…
“Em Discussão” aborda as alterações no Código Penal Brasileiro e os impactos na segurança pública
O advogado criminalista Erivelton Lago afirmou que o endurecimento das penas é uma resposta ao aumento de crimes…
Polarização ameaça diálogo democrático e amplia divisões sociais, avalia especialista no ‘Café com Notícias’
O advogado Carlos Sérgio Barros destacou que esse fenômeno tem ultrapassado o campo eleitoral e atingido relações pessoais,…
‘Mais Saúde’ debate transtornos de humor e alerta para diagnóstico e tratamentos adequados
Foram discutidos ainda temas como depressão e bipolaridade, além da importância do diagnóstico correto
Alunos do projeto Sol Nascente participam do 1º Sábado Empreendedor com temática de Páscoa
A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio de atividades práticas
Osmar Filho leva mais de 350 crianças ao Circo Americano em São Luís
Iniciativa, em parceria com a vereadora Clara Gomes, uniu lazer e ação social, com distribuição de ovos de…