01 de agosto de 2025

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança se evada da escola e que é necessário ação conjunta de órgãos para que ela volte e se mantenha na instituição

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

Elda Borges recebeu Ofélia Silva no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, foi a entrevistada desta sexta-feira (1º) no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, apresentado pela jornalista Elda Borges. O tema central foi o projeto Busca Ativa Escolar, que tem contribuído para o retorno de crianças e adolescentes às salas de aula em todo o país.

Segundo Ofélia, a iniciativa já garantiu o reingresso a escola de mais de 300 mil crianças no Brasil, sendo 33 mil somente no Maranhão. Para ela, é fundamental combater a ideia de que a evasão escolar faz parte da realidade brasileira.

“Não é normal e natural que uma criança saia da escola, seja qual for o motivo. É preciso o engajamento dos órgãos competentes para compreender as razões da evasão, de modo que, quando a criança retorne, o processo não se repita. Para isso que serve a Busca Ativa Escolar”, explicou.

A coordenadora destacou que o enfrentamento à evasão demanda ação conjunta e contínua de diferentes instituições, como prefeituras, secretarias de saúde, assistência social e Ministério Público.

Selo Unicef

Na entrevista, Ofélia Silva ressaltou a relevância do Selo Uniecef, iniciativa que há 25 anos reconhece e incentiva avanços na promoção dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal.

Atualmente, 85% dos municípios maranhenses já aderiram ao Selo UNICEF, o que, segundo ela, evidencia o compromisso das prefeituras com a educação.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que combina metodologia social e ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio do Congemas e do Conasems. 

O objetivo é identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, oferecendo subsídios concretos para a formulação de políticas públicas voltadas à garantia de direitos.

Mais notícias

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato

Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia

Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal

Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico

Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia

Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…

Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações

Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município

Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras

Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…

Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar

Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas

Alema faz minuto de silêncio em memória do advogado Dimas Salustiano da Silva

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso; falecimento ocorreu no domingo

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio 

Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…