05 de agosto de 2025

Ações da campanha Agosto Lilás são tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Entrevistada pelo programa, a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, falou sobre os 19 anos da Lei da Maria da Penha, os avanços trazidos por ela, casos e denúncias

Ações da campanha Agosto Lilás são tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Elda Borges conversou com Susan Lucena sobre combate à violência contra a mulher

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

Durante todo este mês de agosto, serão realizadas ações alusivas à campanha “Agosto Lilás”, que chama atenção da sociedade para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Este foi o tema do programa “Café com Notícias”, desta terça-feira (5), que recebeu como convidada a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

Na próxima quinta-feira,7, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completará 19 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.

Na avaliação de Susan Lucena, os casos que ainda são registrados de agressões contra as mulheres, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil, são reflexos de uma naturalização da violência, situação essa que já vem sendo transformada. “A mulher não tinha opção antes da Lei Maria da Penha e, hoje, ela passou a ter. Tanto é que quem está sendo vítima de feminicídio são as mulheres que não acessaram seus direitos por conta de uma extrema naturalização”, disse Susan Lucena.

Ela afirmou, também, que o maior rigor nas punições dos homens que comentem agressões contra mulheres contribuiu diretamente para mudar a realidade, que resultava em diversas vítimas. “Então, hoje, os homens são punidos por praticar violência contra as mulheres, mas não só uma punição no sistema legal”, pontuou a gestora, exemplificando que os agressores sofrem outras sanções, como, por exemplo, impossibilidade de serem contratados para determinados empregos.

Campanha

O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Em âmbito federal, a campanha tem como tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.

O objetivo é informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. A mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.

Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa Café com Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube por meio do link: 

Mais notícias

Eric Costa defende projeto que institui Estatuto Estadual do Conselheiro Tutelar do Maranhão

Ele explicou que o PL, de sua autoria, visa fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes…

Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão

Em seu pronunciamento na Alema, o parlamentar afirmou que o governo do estado tem levado ações aos 217…

Júnior Cascaria destaca investimentos do governo estadual em segurança pública

Parlamentar chamou atenção para os reajustes salariais concedidos à Polícia Militar do Maranhão

Ana do Gás repercute avanços na exploração do gás natural no Maranhão

Ela parabenizou o governador Carlos Brandão por suas ações nessa área

Estudantes do IEMA Mônica Vale visitam a Assembleia Legislativa

Alunos acompanharam a sessão plenária, visitaram a exposição ‘Leis e Sotaques do Povo Maranhense’ e conheceram um pouco…

Mobiliza São Luís 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

Coordenadora do evento, Danielle Abreu, detalhou o evento, que acontecerá de 6 a 14 de setembro, e lembrou…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense

O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…

Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…