20 de fevereiro de 2024

‘Café com Notícias’ dá detalhes da campanha de vacinação contra a dengue no estado

Assessora especial da Secretaria Estadual de Saúde, Mayrlan Avelar, reforçou também a importância das demais medidas do governo do Estado

‘Café com Notícias’ dá detalhes da campanha de vacinação contra a dengue no estado

Mayrlan Avelar, assessora especial da SES, conversou com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

No programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (20), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges recebeu a assessora especial da Secretaria Estadual de Saúde, Mayrlan Avelar, que falou sobre a campanha de vacinação contra a dengue no estado, ação iniciada na última quinta-feira (15).

A gestora detalhou que o Maranhão recebeu mais de 40 mil doses da vacina, distribuídas aos municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara. Essa primeira remessa do imunizante é direcionada a crianças de 10 e 11 anos.

Com a chegada do período chuvoso no estado, Mayrlan Avelar reforçou a importância de estar atento a possíveis criadouros do mosquito que possam surgir com o acúmulo de água, como em vasos de plantas, calhas e lixo acumulado. Ela ressaltou, ainda, a necessidade de manter os quintais limpos e, principalmente, de receber os agentes de endemias em casa.

Como forma de conscientizar ainda mais a população sobre a importância dessas ações, o Governo do Estado, em parceria com os municípios, tem realizado atividades informativas com estudantes sobre o combate à dengue. Dessa forma, os alunos tornam-se propagadores dessas informações.

Para imunizar o maior número de crianças entre 10 e 11 anos, a SES tem realizado a vacinação nas escolas, local onde a maior parte desse público está concentrado.

“A vacina vem te proteger de não desenvolver a forma grave da doença. Mas, as outras medidas são tão importantes quanto, que são as medidas mecânicas de retirar o mosquito do criadouro, manter o quintal limpo e as de orientação da população para que seja feito um trabalho coletivo de proteção”.

De acordo com Mayrlan Avelar, as crianças que não forem imunizadas nas escolas devem ir as UBSs e policlínicas, acompanhadas dos pais ou responsável, levando documento oficial com foto de ambos e cartão de vacinação.

O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame

Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços…

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…