08 de agosto de 2025
Carlos Lula cobra ação do Governo diante de denúncias de condições indignas enfrentadas por acompanhantes de pacientes
Segundo o deputado, a Casa de Apoio do Hospital Regional de Presidente Dutra atende mais de 17 municípios da Região Central do Maranhão e uma população estimada em 250 mil pessoas
Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (7), para denunciar o estado crítico da Casa de Apoio do Hospital Regional de Presidente Dutra, conhecido como Socorrão de Presidente Dutra. A unidade atende mais de 17 municípios da Região Central do Maranhão e uma população estimada em 250 mil pessoas.
Durante o pronunciamento, o parlamentar exibiu vídeos gravados por acompanhantes de pacientes que evidenciam a total falta de estrutura no local. As imagens mostram colchões velhos no chão, banheiros sem água encanada e ausência de alimentação e suporte básico para quem acompanha os internados.
“Tem pessoas que vêm para cá de outras cidades do interior sem dinheiro para comprar um pão. E o Hospital não nos dá nenhum suporte, nem almoço, nem nada. Até a água é a gente que compra. O tratamento que estamos recebendo aqui é desumano e para piorar ainda estão nos colocando para fora”, relata uma acompanhante em vídeo.
Carlos Lula questionou diretamente o governador Carlos Brandão e cobrou providências imediatas. “Essas pessoas dormindo no chão, nessas condições, com banheiro nessas condições, isso é cuidado? Isso é dignidade? Essas imagens são um afronte, são tudo o que a gente lutou por tanto tempo para não ver mais no Estado. Infelizmente nós temos retrocedido a passos largos”, afirmou Lula.
Além da denúncia sobre a casa de apoio, Carlos Lula também cobrou a implantação do Plano de Cargos e Carreiras da Emserh (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares).
“A Emserh tem oito anos e quando realizou seu concurso, eu ainda era presidente. Desde então, não há reajuste salarial, não há implantação do plano de cargos e salários dos servidores. Eu peço que também possa ser viabilizado a construção de um Plano de Cargo e Carreiras para os servidores da Emserh”, declarou.
A denúncia reforça a necessidade de ações urgentes do Governo do Estado para garantir dignidade aos acompanhantes de pacientes e valorização dos servidores da saúde pública no Maranhão.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares é homenageado pelo Clube das Samaritanas da Loja Maçônica Duque de Caxias
Homenagem é um reconhecimento às contribuições que o parlamentar tem dado às Samaritanas, que realizam um importante papel…
‘Em Discussão’ detalha a Operação Lei Seca, que cobrirá a Grande Ilha
Blitze serão realizadas durante o Pré-Carnaval e o Carnaval, nas principais avenidas da Região Metropolitana, por equipes do…
Especialista alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre os males do cyberbullying
Enne Thomé afirmou que esse fenômeno é perene, acompanha a vítima 24 horas e exacerba o sofrimento, falou…
Fibromialgia e direitos dos pacientes são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Condição complexa, a doença exige tratamento multidisciplinar e foi reconhecida legalmente como deficiência, o que garante aos pacientes,…
Carlos Lula denuncia exclusão de blocos tradicionais do Carnaval do Maranhão
O parlamentar reforçou que os blocos alternativos desempenham papel central na preservação do carnaval tradicional maranhense
Programa Rádio Podcast Esporte em Debate estreia na Rádio Alema
O novo programa é exibido toda quinta-feira, no horário das 11h às 12h, trazendo as principais informações do…
Gabinete Militar da Assembleia realiza treinamento para a abertura dos trabalhos legislativos de 2026
Participaram do momento preparatório, a Cavalaria e a Banda de Música da Polícia Militar, cadetes do Corpo de…
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças
Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que…