08 de agosto de 2025

Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

Disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, aulas serão retomadas na segunda-feira,11, às 19h, conforme informou o professor Pedro Lima Filho no programa desta sexta-feira

Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

O apresentador Henrique Pereira conversa com o professor Pedro Lima Filho sobre preparatório gratuito para estudantes

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

O superintendente de Informações, Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professor Pedro de Alcântara Lima Filho, falou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (9), sobre a retomada das aulas do preparatório para o Paes da  Uema e o Enem. Ele informou que as aulas começarão no dia 11 deste mês, na Plataforma Gonçalves Dias, do Governo do Estado. O programa é transmitido simultaneamente pela TV Assembleia.

O professor explicou, na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, que neste ano, as aulas serão ao vivo, na Plataforma Gonçalves Dias, no YouTube, de segunda a sexta-feira, às 19h, o que dará aos alunos espaço para participarem do maior preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), totalmente de graça.

“Serão aulas ao vivo até o dia do vestibular da Uema e do Enem. No cursinho preparatório particular o custo seria de pelo menos R$ 1.000,00. Essa é uma importante iniciativa do Governo do Estado para quem não tem condições financeiras de pagar um cursinho. Além disso, possibilita que as pessoas tenham os mesmos direitos de acesso ao ensino superior”, assegurou.

Múltiplas possibilidades

O gestor explicou que a Plataforma Gonçalves Dias é um canal com múltiplas possibilidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e a aprendizagem, tudo isso de forma gratuita, podendo ser acessada de qualquer lugar. Além de pré-vestibular, a plataforma disponibiliza conteúdo curricular de todo o Ensino Médio, em um mesmo ambiente em que é possível o acesso à TV Educação e podcasts com aulas.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube. 

Mais notícias

Carlos Lula cobra pagamento de professores temporários da rede estadual

Deputado denuncia atraso de cinco meses nos salários e pede solução imediata do Governo

CCJ dá parecer favorável à Medida Provisória que institui CNH Social no Maranhão

A iniciativa visa garantir a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda inscritas…

Catulé Júnior acompanha entrega de obras e serviços do Governo do Estado em Humberto de Campos

Investimentos no município contemplaram ainda a assinatura de ordens de serviços para execução de obras muito aguardadas pela…

‘Contraplano’ aborda avanços e desafios da inclusão da pessoa com deficiência

Especialistas destacam que a sociedade ainda impõe barreiras e que é preciso ampliar a conscientização acerca do tema

Fred Maia agradece ações do governo estadual em Pedreiras e Trizidela do Vale 

Entre outras coisas, ele disse que a segurança voltou a reinar em Pedreiras

Alema aprova PL que prevê divulgação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais em órgãos de saúde

A proposição é do deputado Cláudio Cunha. A Rename é um instrumento orientador sobre o uso de medicamentos e…

Aluízio Santos enaltece Romaria da Juventude em Chapadinha

Evento foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro, reunindo representantes da comunidade católica de todo o…

João Batista Segundo destaca investimentos do governo estadual na Baixada Maranhense

Parlamentar exemplificou a recuperação das rodovias estaduais, atividade essa que havia sido negligenciada pelas gestões anteriores