10 de agosto de 2025
‘Mais Saúde’ aborda Doença de Crohn com médico Flávio Roberto
Médico disse que a doença inflamatória intestinal crônica pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal
Agência Assembleia
O programa ‘Mais Saúde’, da TV Assembleia, entrevistou, neste domingo (10), o médico coloproctologista Flávio Roberto. Ele falou, dentre outros assuntos, sobre a Doença de Crohn – inflamatória intestinal crônica.
Inicialmente, Flávio Roberto esclareceu que a busca por um médico coloproctologista deve acontecer quando ocorrer qualquer alteração no nível intestinal como, por exemplo, constipação, diarreia, dor abdominal, perda de peso, sangue nas fezes e presença de um catarro espesso nas fezes.
“Esses sintomas podem indicar a necessidade de uma consulta com um especialista em coloproctologia”, complementou.
Crohn
O médico disse que a Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus, mas comumente afeta o intestino delgado e o intestino grosso.
“Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem incluir dor abdominal, diarreia, febre, fadiga, perda de apetite e perda de peso. Em alguns casos, podem ocorrer complicações como obstruções intestinais, fístulas e abscessos”, complementou.
Hemorroida
O médico explicou que existe uma classificação da doença denominada hemorroida em grau um, dois, três e quatro.
“Dependendo do grau de classificação, o tratamento é feito com a aplicação de diferentes técnicas para cada caso concreto. O tratamento, hoje, evoluiu bastante. Acredita-se que 70% da população vai ter um caso de doença hemorroidal ao longo da vida e pelo menos 50% vai evoluir para uma doença crônica”, afirmou.
Destaques
O programa Mais Saúde destacou, ainda, que o Maranhão registra queda significativa nos casos de Chicungunha, no primeiro semestre deste ano, que o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos fecha primeiro semestre com mais de 192 mil atendimentos e alertou para a doação de leite materno no Dia Mundial da Amamentação.
O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo
Cláudio Cunha e Yglésio Moisés rebatem oposição e reconhecem melhorias feitas pelo governo estadual no sistema de ferry-boat
Ambos falaram sobre ações realizadas pelo governo visando à melhoria do sistema
Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval
Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio
Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão
Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado
Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’
A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas
Projeto institui política de atenção à saúde da mulher soropositiva e prevenção da transmissão do HIV
Projeto é de autoria do deputado Wellington do Curso