12 de agosto de 2025

CCJ dá parecer favorável à MP que institui Política de Educação Integral no Maranhão

A medida, de autoria do Poder Executivo, visa promover um ensino em tempo integral, democrático, participativo e inclusivo

CCJ dá parecer favorável à MP que institui Política de Educação Integral no Maranhão

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira, 12

Agência Assembleia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão deu parecer favorável, nesta terça-feira (12), à Medida Provisória 494/2025, que institui a ‘Política de Educação em Tempo Integral no Sistema Estadual de Ensino do Maranhão’. A medida, de autoria do Poder Executivo, tem como objetivo assegurar matrículas em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, promovendo um ensino em tempo integral democrático, participativo e inclusivo.

Em mensagem encaminhada à Assembleia, o Governo do Estado explica que a política se estrutura como um conjunto de diretrizes e estratégias públicas que contemplam práticas pedagógicas, administrativas e financeiras voltadas à formação integral do estudante, considerando as dimensões cognitiva, físico-emocional e cultural, em consonância com os artigos 37 e 205 da Constituição Federal.

O deputado Ricardo Arruda (MDB), relator da matéria, destacou a importância da aprovação. “Dia produtivo da CCJ. Analisamos a lei que cria a política estadual de educação em tempo integral. Era uma lacuna legislativa que havia com relação a esse tema tão importante para o Maranhão. Aprovada aqui na comissão por unanimidade dos membros”, afirmou.

Retorno das atividades 

O presidente da CCJ, deputado Florêncio Neto (PSB), ressaltou o volume de matérias no retorno das atividades. “Mesmo em recesso, recebemos muitos projetos na nossa comissão. Só nesta reunião, foram mais de 40 proposições analisadas. Destaco ainda que no primeiro semestre, passaram pela comissão aproximadamente 400 projetos, sendo que 290 receberam parecer favorável e seguiram para tramitação. Nossa intenção é manter um semestre legislativo produtivo, com a participação assídua e ativa de todos os membros”, disse.

A reunião, realizada na Sala das Comissões, contou ainda com a presença dos deputados Júlio Mendonça (PCdoB) e Ariston (PSB). 

Entre as matérias apreciadas, estiveram também o Projeto de Lei Ordinária nº 365/2025 e 366/2025, que alteram a estrutura administrativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e cria cargos em comissão para viabilizar a implantação do curso de Direito no campus de Estreito.

Mais notícias

Florêncio Neto destaca os 110 anos de Penalva com entrega de várias obras

De acordo com ele, no sábado (9), foi entregue o primeiro trecho de 9 km de asfalto ligando…

Andrea Rezende alerta sobre impactos de MP sobre famílias beneficiárias do BPC

Deputada destacou a dificuldade das famílias em reunir laudos médicos e documentos em prazos tão curtos

Programa ‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados com a saúde do homem

O urologista Giuliano Moura disse que o medo de descobrir alguma doença séria afasta o homem das consultas…

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 é destaque no “Diário da Manhã’

No programa, o superintendente da Secti, Eduardo Oliveira, lembra que as inscrições serão encerradas no próximo dia 18…

Crime de ‘stalking’ em relacionamentos amorosos é tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

A advogada criminalista Ivane Rodrigues alertou para a necessidade de se identificar esse tipo de crime e denunciá-lo…

Cláudio Cunha ressalta obras para melhoria das estradas na Baixada e Litoral maranhense

Parlamentar citou diversas vias em obras, cujos serviços foram intensificados para proporcionar melhor trafegabilidade à população

Júnior Cascaria destaca agenda de trabalho e entrega de obras pelo governador Carlos Brandão

Ele registrou as visitas aos municípios de Itinga e Açailândia

Assembleia faz um minuto de silêncio em memória de servidores e de vítimas de acidente aéreo

Solicitação foi feita pela Mesa Diretora e homenagem póstuma ocorreu durante a Sessão Plenária desta terça-feira