13 de agosto de 2025

Crime de ‘stalking’ em relacionamentos amorosos é tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

A advogada criminalista Ivane Rodrigues alertou para a necessidade de se identificar esse tipo de crime e denunciá-lo às autoridades para que a mulher seja protegida e haja a investigação e a punição do autor

Crime de ‘stalking’ em relacionamentos amorosos é tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

Elda Borges entrevistou a advogada Ivane Rodrigues nesta quarta-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O programa Café com Notícias desta quarta-feira (13), apresentado pela jornalista Elda Borges, trouxe o alerta para crimes de’ stalking’ em relacionamentos amorosos, com entrevista da advogada criminalista Ivane Rodrigues. O tema  envolve o ‘Agosto Lilás’, mês de combate à violência contra a mulher. 

A advogada explicou que ‘stalking’ é a perseguição reiterada e caracteriza-se quando a mulher se sente perseguida de forma repetitiva, seja de maneira física ou virtual. 

“Isso causa dano à integridade física ou psicológica da mulher. É comum acontecer, principalmente, em fins de relacionamentos, por inconformismo do término. A perseguição, envio de mensagens reiterada, por exemplo, quando passa a atrapalhar a rotina da vítima, torna-se crime”, explicou.

Ivane Rodrigues orientou a mulheres que se sentem vítimas de ‘stalking’ a buscarem as autoridades competentes para que o crime não avance. “Por vezes, a mulher elimina qualquer tipo de contato e o ex-parceiro insiste, liga de outros números, às vezes contactam de outros perfis de redes sociais, contratam detetives, e passam a perseguir a mulher. Esse é o momento em que ela deve buscar as autoridades para que sejam tomadas as providências necessárias contra esse crime”, pontuou. 

A advogada alertou também, que dependendo do nível do ‘stalking’, uma medida protetiva pode ser solicitada. “A medida vai impedir que qualquer tipo de contato presencial ou virtual continue, cessando a perseguição e impedindo que a ameaça física ou psicológica continue. A Patrulha Maria da Penha vai acompanhar a vítima e seus familiares e, em caso de continuidade do acusado, ele passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica”, finalizou. 

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:

Mais notícias

Projeto de Osmar Filho visa proteger crianças e adolescentes no ambiente digital

Proposta visa prevenir, combater e acompanhar casos de adultização, erotização, exploração sexual, aliciamento, entre outras práticas

Escola do Legislativo promove curso sobre fundamentos e práticas nas licitações

Capacitação objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios

Assembleia realizará evento para esclarecer dúvidas sobre plano de saúde corporativo

Evento ocorrerá sexta-feira (22), no Plenarinho, e é destinado a servidores que desejam esclarecer questões acerca do benefício

“Ascensão de Orleans Brandão incomoda opositores”, diz Florêncio Neto

Em discurso na Alema, o deputado afirmou que a população maranhense vem reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo secretário

Carlos Lula cobra adesão do Maranhão ao Programa CNH Social

Parlamentar manifestou preocupação com o possível fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas para a…

Florêncio Neto celebra os 110 anos de Penalva com entrega de várias obras

O parlamentar informou que, no sábado (9), foi entregue o primeiro trecho de asfalto ligando o município ao…

Andrea Rezende alerta sobre impactos negativos de MP sobre famílias beneficiárias do BPC

Deputada destacou a dificuldade das famílias em reunir laudos médicos e documentos em prazos tão curtos

Programa ‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados com a saúde do homem

O urologista Giuliano Moura disse que o medo de descobrir alguma doença séria afasta o homem das consultas…