18 de agosto de 2025

Assembleia Legislativa promove curso de Libras para servidores e público externo

Capacitação, que segue até o dia 9 de setembro, visa desenvolver a comunicação e promover a interação inclusiva entre servidores e no atendimento à população

Assembleia Legislativa promove curso de Libras para servidores e público externo

Participantes do curso de Libras durante aula prática na Escola do Legislativo do Maranhão, na Assembleia Legislativa

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas

Com o objetivo de estimular a inclusão e fortalecer a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, nesta segunda-feira (18), a nova turma do curso básico de Libras, promovido pela Escola do Legislativo do Maranhão (Elema). A capacitação segue até 9 de setembro, com aulas às segundas e quintas-feiras, voltadas a servidores da Casa e ao público externo.

O curso é ministrado pelos professores João Emanuel Moreno Bezerra e Maiane Castelo Branco da Silva e tem como foco o desenvolvimento da comunicação em Libras em nível introdutório. A formação abrange o uso de estruturas gramaticais básicas, vocabulário aplicado a diferentes contextos e a construção de frases e textos simples.

Durante as aulas, os participantes têm contato com o processo histórico de formação da Libras e da educação de surdos, além de práticas de soletração manual e utilização de sinais em diferentes grupos semânticos.

Professora Maiane Castelo Branco auxilia participante do curso de Libras

Acessibilidade

Para a professora Maiane Castelo Branco, pedagoga e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e intérprete em diversas atividades da Casa, a iniciativa representa um passo importante para ampliar a acessibilidade.

“O principal objetivo do curso é desenvolver a comunicação, tanto entre os funcionários como em relação ao público de modo geral. Nesta etapa da formação, buscamos introduzir o uso da Libras como ferramenta de interação inclusiva”, destacou.

Servidores que participam da capacitação também ressaltam a relevância da ação. A comunicóloga Cíntia Sá avalia que o aprendizado amplia sua atuação profissional. “Na minha área, é muito importante estudar Libras para poder me comunicar com todos os públicos”, afirmou.

O servidor Danilo Castro, do setor de saúde, reforçou o impacto social do curso. “Prestar um serviço inclusivo na saúde é essencial. A iniciativa da Assembleia fortalece o atendimento humanizado e acessível”, concluiu.

 Professores Maiane Castelo Branco e  João Emanuel Bezerra ministram as aulas até o dia 9 de setembro

Mais notícias

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo

Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval

Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio

Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão

Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado

Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’

A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas