18 de agosto de 2025
Assembleia Legislativa promove curso de Libras para servidores e público externo
Capacitação, que segue até o dia 9 de setembro, visa desenvolver a comunicação e promover a interação inclusiva entre servidores e no atendimento à população

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas
Com o objetivo de estimular a inclusão e fortalecer a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, nesta segunda-feira (18), a nova turma do curso básico de Libras, promovido pela Escola do Legislativo do Maranhão (Elema). A capacitação segue até 9 de setembro, com aulas às segundas e quintas-feiras, voltadas a servidores da Casa e ao público externo.
O curso é ministrado pelos professores João Emanuel Moreno Bezerra e Maiane Castelo Branco da Silva e tem como foco o desenvolvimento da comunicação em Libras em nível introdutório. A formação abrange o uso de estruturas gramaticais básicas, vocabulário aplicado a diferentes contextos e a construção de frases e textos simples.
Durante as aulas, os participantes têm contato com o processo histórico de formação da Libras e da educação de surdos, além de práticas de soletração manual e utilização de sinais em diferentes grupos semânticos.

Acessibilidade
Para a professora Maiane Castelo Branco, pedagoga e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e intérprete em diversas atividades da Casa, a iniciativa representa um passo importante para ampliar a acessibilidade.
“O principal objetivo do curso é desenvolver a comunicação, tanto entre os funcionários como em relação ao público de modo geral. Nesta etapa da formação, buscamos introduzir o uso da Libras como ferramenta de interação inclusiva”, destacou.
Servidores que participam da capacitação também ressaltam a relevância da ação. A comunicóloga Cíntia Sá avalia que o aprendizado amplia sua atuação profissional. “Na minha área, é muito importante estudar Libras para poder me comunicar com todos os públicos”, afirmou.
O servidor Danilo Castro, do setor de saúde, reforçou o impacto social do curso. “Prestar um serviço inclusivo na saúde é essencial. A iniciativa da Assembleia fortalece o atendimento humanizado e acessível”, concluiu.

Mais notícias
Júnior Cascaria apresenta PL que cria Cadastro Estadual de Pessoas Desaparecidas no Maranhão
A proposta tem como objetivo reunir, integrar, armazenar e divulgar informações sobre pessoas desaparecidas no estado, facilitando a…
Final da Copa Davi Brandão de Futsal reuniu multidão e movimentou São Luís Gonzaga do Maranhão no fim de semana
Evento consagrou o time Levante SLG como campeão e reforçou o compromisso do deputado Davi Brandão com o…
Interiorização e melhoria dos serviços do Viva Procon/MA são temas do ‘Diário da Manhã’
Órgão já tem cerca de 100 unidades em municípios maranhenses, facilitando e agilizando, assim, o acesso das pessoas…
Especialistas detalham a implementação do projeto Alfabetização Ecológica no Maranhão no ‘Sustentabilidade na Prática’
Programa desta segunda-feira teve a participação do professor Roberto Mauro Gurgel e do ambientalista Marcos Silva que falaram…
Deputado Osmar Filho participa da reabertura do Estádio Beira-Rio, em São Luís
Parlamentar estava acompanhado da esposa, a vereadora Clara Gomes; reinício oficial das atividades na arena esportiva foi marcado…
‘Mais Saúde’ – Psiquiatra Ruy Palhano fala sobre a importância dos cuidados com a saúde mental desde a infância
Programa deste domingo também exibiu reportagens sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno, locais…
Antônio Pereira destaca, no “Maranhão no Campo”, a grandeza do agronegócio maranhense
Segundo o deputado, o agronegócio do Maranhão só avança e vem obtendo destaque no PIB, onde ocupa o…
Lençóis Maranhenses recebem título de Patrimônio Natural da Humanidade em cerimônia histórica
O ato celebrou o reconhecimento obtido durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova…