Início -> Discursos
Tempo dos Blocos Adelmo Soares
19 de agosto de 2025
Transcrição
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES (sem revisão do orador) – Senhora Presidente Iracema Vale, Deputados e Deputadas, cada dia que passa, com o todo o respeito aos companheiros que integram a Oposição, me parece que essa paixão desenfreada pelo Governador, às vezes, cega realmente, porque o companheiro vem atacar o Governador como se todas as mazelas desse Estado fossem atribuídas ao Governador Carlos Brandão, como se Carlos Brandão não fizesse nada. Então, é simplesmente jogar para a plateia, Deputado Yglésio, todas as vezes jogando para a plateia para criar uma narrativa. Sempre a narrativa que busquem, que querem ser ouvidos, a narrativa que tenta, de todas as formar, denegrir a imagem do Governador Carlos Brandão. Mas isso também tem um motivo, Deputada Iracema, Deputada Helena, que é a pesquisa. As pesquisas estão mostrando um grande avanço, uma grande aprovação do Governador Carlos Brandão, próximo do Presidente Lula, 60% os dois praticamente. “Ah, pesquisa A, B ou C, não me importa.” Eu estou te dizendo a pesquisa que está sendo… Mostrando. Além disso, mostra um grande avanço do pré-candidato Orleans Brandão. E por que será que mesmo eles batendo todas as semanas aqui, terça, quarta, quinta, sobe aqui, chama Brandão disso, Brandão daquilo, e por que será que Brandão continua crescendo com a população? A sua aprovação continua crescendo na população. Por que será que isso está acontecendo? Pelo trabalho que é feito. É claro que não vai conseguir fazer tudo, como bem falou o Deputado Yglésio. É lógico. Mas é impressionante esse radar, essa lupa que fica buscando os defeitos e não consegue enxergar nada de positivo no governo que fez uma ponte, em Barreirinhas – histórica, Deputado Florêncio Neto, histórica aquela ponte –, que fez uma avenida, a Nicolau Dino, lá em Imperatriz, a orla de Buritirana, a orla do rio, a entrega do entreposto pesqueiro aqui, reinauguração e reestruturação da estátua de São José de Ribamar, a Beira Rio de Porto Franco, a Avenida Metropolitana aqui em São Luís, que é histórica, é inédita. Enfim, são tantas obras que o governador tem que eu não vou chegar aqui e falar em todos os cantos do Maranhão.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Deputado Adelmo.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES- Pois não, Deputado.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA (aparte) – Deputado Adelmo, apenas corroborando a fala de V. Exa., eu cito apenas a agenda desse final de semana. Eu tive a satisfação de acompanhar o Secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão, Secretário Sebastião Madeira e a comitiva do Governo do Estado, nos municípios de Itinga e Açailândia, isso no sábado. E só nesse dia, Deputado Adelmo, foram assinadas, Itinga, ordens de serviço da ampliação e reforma do mercado municipal, do colégio militar, do centro da juventude e um sistema de abastecimento d’água, além de 8,5 km de pavimentação asfáltica, Itinga. Açailândia, foi assinado também a ordem de serviço de mais 10 km de pavimentação asfáltica, que se somam aos mais de 20 que já tinham sido implantados antes na cidade. Então, Deputado, aí está justificado, digamos assim, como é que se diz? Essa angústia da oposição com relação ao Governo Carlos Brandão e essa disposição reiterada de atacar o governo, que é o que eu lhe digo e aquele dito popular, ninguém joga pedra em árvore que não tem fruto. Então, o que está acontecendo é justamente isso. O Governo Carlos Brandão é aquele que a gente observa nos municípios, e nós que percorremos o Maranhão sabemos disso. Então, daí essa ânsia da oposição de reiteradamente atacar o governo. Parabéns, Deputado pela sua fala.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Obrigado pela fala, incorporo ao meu discurso. Então, é um discurso, mais uma vez eu digo, de total incoerência, porque você ataca sistematicamente um governo que, em apenas 3 anos e meio… Deputado Catulé Júnior foi Secretário de Turismo e sabe da importância do avanço, que Barreirinhas recebeu agora o título de Patrimônio Natural da Humanidade, e que o avanço que foi, a luta para se conseguir esse título. Da mesma forma a luta que foi para conseguir para colocar o bumba meu boi como também Patrimônio Imaterial do Brasil, Cultural. Então, eu acho que a gente precisa, eu sei que há um desespero, uma angústia, eleição se aproximando, o tempo passando, não consegue avançar nas bases, perdendo bases, perdendo estrutura, não tem mais condições de ir para a campanha. Então, tem que botar o desespero, de fato, e aí, Deputado Neto, atacar o governador é a única saída. É como se todos os problemas do Maranhão fossem culpa do governador que só tem três anos, três. Então, eu queria pedir mais que a gente fosse, tivesse esse, no discurso que a gente faz, os problemas do Maranhão existiram, existem e vão continuar existindo, porque ninguém, Deputado Arnaldo, consegue resolver os problemas, todos os problemas do Maranhão.
O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Deputado Adelmo,
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Pois não, Deputado Carlos Lula, meu tempo está quase, quase acabando, mas tudo bem.
O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA (aparte) – Só 30 segundos, Deputado Adelmo.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Pois não.
O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA (aparte) – Eu, eu olho curioso para a fala de Vossa Excelência, porque veja só, só tem, a eleição está muito longe ainda de acontecer. Só quem fala de eleição, todo dia, aqui na Casa, é a base do governo. O dia inteiro, aliás, é o único programa do governo que funciona. Não tem programa mais nenhum. Vossa Excelência estava tendo que ver aí no celular para ver aqui quais obras que o governo entregou porque não tem não tem entrega, não tem entrega saúde está ruim, educação está ruim, segurança, a gente pode fazer o debate sobre política pública, de fato, do que tem acontecido no Maranhão. Todos os indicadores pioraram de qualquer política pública que se pegar, Deputado Adelmo. Então, assim, eu fico olhando e até parabéns a Vossa Excelência, porque tem de fazer isso mesmo, já que está na base do governo, faz um malabarismo danado para como se a gente tivesse como se o governador fosse vítima. Vítima de quem? Vítima de quem? Ele tem toda a estrutura do Estado a seu dispor, todo o aparato policial a seu dispor, a maior base do governo. Ele é vítima de quem? Ele está sendo perseguido por quem? Não, Deputado. Eu quero ver, Vossa Excelência, defender. Defenda os 1 milhão. Defenda 92.000 e para ele chegar lá quatro dias antes do da suposta agenda oficial, lá em Paris. O que ele estava fazendo ganhando diária esses dias todos? Vamos debater os problemas concretos e não ficar aqui fazendo discurso vazio. O governo Carlos Brandão é um desastre para o Estado. E cada dia que passa é um dia feliz, porque é um dia a menos de governo que a gente tem do Governador Carlos Brandão.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Libere o microfone para o Deputado concluir, por favor!
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Deputado Carlos Lula.
O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Presidente, o Deputado Adelmo achar necessário, tem uns cinco minutos da liderança, eu posso conceder a Vossa Excelência.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Mas antes de entrar na liderança, Vossa Excelência me concede um aparte.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Concedo um aparte, com certeza.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Concedo o Tempo da Liderança.
O SENH OR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Deputado Adelmo, eu ouvi atentamente o pronunciamento de Vossa Excelência, compreendo e concordo, mas quero pontuar algumas situações aqui que julgo importante e não é a primeira vez que isso está acontecendo aqui. Eu acho que o debate em torno daquilo que está acontecendo no Estado, ele é normal, deve acontecer, quem é oposição encontra os problemas existentes, porque existem problemas, isso é natural. É, nós na nossa condição de base do governo estamos apontando o caminho que a população do Estado do Maranhão tem aprovado, é o que a gente tem visto nas pesquisas de opinião pública. De todos os programas, que já vou enumerar algumas situações, mas nós não podemos permitir que esse debate tente diminuir algum colega Deputado Estadual. Não é o fato de Vossa Excelência estar utilizando o telefone celular como base para passar algumas informações que Vossa Excelência não tem conhecimento, ou que o Estado não tem algo que esteja entregando aqui. Eu vi isso também semana passada, eu estava participando de forma virtual, com o Deputado Glalbert de Cutrim, da mesma forma foi feito aqui. Eu acho que o debate tem que ser respeitoso em primeiro lugar e dentro das pautas. E Vossa Excelência aqui enumerando algumas pautas que o Governo do Estado tem trabalhado. Essa semana eu estive no município de Coroatá, Presidente Iracema, e quando cheguei lá em um povoado, Povoado Mucambo, um cidadão me olhou assim e falou: “Deputado Neto, rapaz, eu morei 18 anos em São Luís, lá no São Raimundo, lá onde o Governador Carlos Brandão está fazendo uma via que era sonho de toda a população daquela região há muito tempo.” Dizer que o Governo não tem entrega é ir de encontro com o que a população tem achado. Foi isso que eu encontrei lá quando encontrei esse cidadão. É o que eu encontro quando o Governador Carlos Brandão está fazendo em tempo recorde essa Avenida Litorânea aqui, na cidade de São Luís, como tempo recorde dessa entrega da Litorânea aqui, que vai acontecer no Governo dele ainda, porque a obra tem acontecido. É a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, que a Oposição tanto, no fim das contas, torceu para que não acontecesse, tirando da miséria aquelas pessoas que ainda não tinham condição de comprar o seu alimento. Porque isso é um programa que, no final, nós vamos entregar para o Brasil inteiro, porque no Maranhão não existe mais pessoas em extrema pobreza. Não existe mais pessoas que não têm condição de comprar o seu alimento, que até outro dia era o que acontecia e que vai deixar de acontecer, porque o Governo do Maranhão resolveu investir dinheiro nas pessoas mais pobres. E isso incomoda. Isso incomoda. Então, assim, o Governo tem tido entrega. Semana retrasada, inclusive, participei junto ao Governo da entrega do Campo Beira Rio aqui no meu bairro de São Francisco. Então, assim, Vossa Excelência traz de forma inteligente, de forma sábia e pedindo, acima de tudo, que se tenha um debate sério nas pautas que interessem a população do Estado do Maranhão. Era isso, Deputado Adelmo.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Obrigado e incorporo ao meu discurso. E, assim, eu estava lendo de fato, porque são tantas ações, é tanta ação, é tanta entrega que o Deputado Ricardo Arruda teve que me ajudar a lembrar umas entregas. Então, é muita coisa. Impossível se dizer tudo que foi feito em tão pouco tempo da forma que o Governo Carlos Brandão tem feito. Agora, Deputado Neto, imagina quando houver a virada, quando, daqui até o final do ano, o nome do Orleans Brandão ultrapassar para primeiro lugar nas pesquisas. Aí o desespero será absurdo. Porque só porque ele se aproximou e empatou tecnicamente já começam a se desesperar, Deputado Florêncio. Imagina quando vier a mudança, a virada. E vai acontecer, porque que o povo do Maranhão gosta não é de blá, blá, blá, não. O povo do Maranhão gosta é de trabalho, compromisso e, acima de tudo, obras que possam transformar a sua vida. Era só isso, Senhora Presidente.