26 de agosto de 2025
Carlos Lula critica organização de evento do Governo para entrega de equipamentos a estudantes
O parlamentar usou a tribuna para criticar o ato do governo na sessão plenária desta terça-feira

Assecom / Dep. Carlos Lima
O deputado estadual Carlos Lula utilizou a tribuna, nesta terça-feira (26), para criticar a desorganização e o descaso do Governo do Estado com os estudantes da rede pública durante o lançamento do Programa Tô Conectado, realizado na última sexta-feira (22), no Estádio Castelão, em São Luís.
“Trata-se de um projeto importantíssimo e relevante para a vida dos estudantes e deveria estar sendo compartilhado enquanto algo positivo, só que infelizmente não é isso que tem acontecido”, disse o parlamentar.
Durante seu pronunciamento, Lula exibiu vídeos publicados pelos próprios estudantes, que mostravam cenas de tumulto e problemas graves na organização.
“O que aconteceu na sexta-feira no estádio do Castelão foi um verdadeiro absurdo. Aproximadamente 15 mil alunos, em mais de 300 ônibus, foram levados com a promessa de receber tablets do governo do Estado. Só que chegando lá, eles tiveram um grande susto, porque lá aconteceu de tudo, menos entrega de tablets”, afirmou.
Segundo o deputado, houve brigas entre escolas, alunos passando mal e alimentação insuficiente, com estudantes chegando às 11h da manhã para um evento que só aconteceu no fim da tarde.
Lula lembrou ainda que os recursos usados para a compra dos tablets não foram do governo estadual, mas sim do Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“A verba, 100% da compra do Estado foi com o dinheiro do FNDE, é recurso federal, é recurso do presidente Lula ao Estado do Maranhão. Sabemos da necessidade que a tecnologia nos impõe hoje enquanto sistema de educação e temos sim de incorporar os estudantes do ensino médio a essa tecnologia. Nada mais justo do que eles terem acesso a tablets”, destacou.
Para o deputado, o evento foi montado apenas como palanque político para o governador Carlos Brandão e seu sobrinho, Orleans Brandão, pré-candidato ao governo estadual.
“Isso é absurdo, não faz sentido, é desperdício de dinheiro público. Um desrespeito à educação, em que alunos perderam um dia de aula e professores foram obrigados a acompanhar uma programação que serviu mais como palanque político do que como entrega real de benefícios. No fim, apenas poucas dezenas de tablets foram entregues”, concluiu.
Mais notícias
Plenário faz um minuto de silêncio em memória de comandante e de cabo da PM
Solicitações das homenagens póstumas foram feitas pela presidente Iracema Vale e pelo deputado Wellington do Curso
Júnior Cascaria agradece governador Brandão por hospital em Poção de Pedras e pavimentação no Médio Mearim
Deputado também destacou que, desde o início do seu mandato na Assembleia, o governador tem atendido a diversas…
Ana do Gás destaca mutirão oftalmológico que beneficiou mais de duas mil pessoas em Santo Antônio dos Lopes
Ana do Gás destaca mutirão oftalmológico que beneficiou mais de duas mil pessoas em Santo Antônio dos Lopes
Deputado Davi Brandão e Alexandre Pescador realizam homenagem especial aos pais em Bela Vista do Maranhão
Evento contou com o bingo de uma moto Pop 110 e deixou como mensagem a importância de reconhecer…
Campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno é tema do ‘Pautas Femininas’
Iniciativa visa conscientizar sobre a amamentação, com ações voltadas para apoio das mães e o envolvimento das famílias…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos socioambientais realizados pelo Ecomuseu Sítio do Físico
Local, tombado pelo IPHAN, promove oficinas, escutas comunitárias, trilhas educativas, feiras culturais, seminário e visitas guiadas para troca…
‘Diário da Manhã’ – Presidente do Procon-MA dá dicas sobre a venda a granel de ração para pets
Presidente do Procon-MA, Karen Barros, foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM),…
‘Café com Notícias’: Maranhão instalará a primeira universidade indígena do Brasil
Experiência pioneira atenderá, primeiramente, a população Guajajara, no território indígena Arariboia, informou, no programa, o diretor Científico da…