Início -> Discursos
Discussão de Projeto Rodrigo Lago
26 de agosto de 2025
Transcrição
O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO (sem revisão do orador) – Mais uma vez, o Deputado Antônio Pereira acaba por confirmar a necessidade de aprovação desse Requerimento com seu oportuno aparte, os apartes que fez ao Deputado Carlos e a mim próprio, porque ele insiste na dúvida que ele próprio tem sobre a legitimidade dos gastos, sobre o motivo de cada centavo gasto. Não foram só R$ 36 mil reais, Deputado Antônio, foram R$ 92 mil reais de passagens aéreas só para o Governador Carlos Brandão. Eu acho que o povo do Maranhão merece saber exatamente o que foi, o povo do Maranhão merece manifestar a sua opinião, se o acerto ou não do Governador Carlos Brandão viajar em primeira classe ou em classe executiva, às custas do povo pobre do Maranhão, se isso é correto. Pode ser que o povo entenda que sim, pode ser que o povo entenda que o governador fazer uma farra em Paris esteja correto. V. Exa. insiste aqui na questão dos pecuaristas, eu vou dizer novamente o que está dito na ação, o único pecuarista presente nesse evento do Maranhão era o Governador Carlos Brandão, porque a gente sabe que ele está prosperando muito nos negócios agropecuários nos últimos três anos, e ele estava presente, mas causou um desconforto muito grande, Deputado Júlio Mendonça, V. Exa. que é médico veterinário, não sei se foi colega do Governador Carlos Brandão na faculdade, na Universidade. Deputado Júlio, está me corrigindo que ele é mais novo, só os cabelos que estão mais pretos, não é, Deputado Júlio? Mas o governador inclusive, Deputado Antônio, mentiu tanto nessa viagem que ele foi gravar um vídeo lá da França, com uma picanha na frente dele, comemorando: “Estou aqui comendo boi. Esse boi aqui é do Mato Grosso, mas daqui a pouco vai entrar o boi do Maranhão.” Aí os pecuaristas do Maranhão se espantaram, ninguém estava nem sabendo dessa agenda, ninguém contribuiu com esse churrasco, e ligaram para o governador: “Governador, você mandou um boi da sua fazenda para lá? Porque nós não mandamos nenhum boi, nós nem estávamos sabendo que o senhor ia estar presente nessa agenda, aliás, se tivesse nos convidado, nós teríamos ido e levado o boi.” O Governador Carlos Brandão sequer contribuiu na vaquinha do churrasco lá em Paris, foi comer boi às custas dos pecuaristas do Mato Grosso. E aqui vem e pendura a conta do seu hotel, da sua viagem em primeira classe no bolso do contribuinte maranhense. Esse é um absurdo, mas eu vejo que o Deputado Antônio Pereira, por muita coerência, ao dizer que não sabe até agora dos custos, o porquê de cada centavo, ele será o primeiro a defender na Mesa Diretora que esse requerimento seja aprovado. Eu tenho certeza de que, se houver um voto a favor desse requerimento, será do Deputado Antônio Pereira, que vai ficar muito feliz, em finalmente, descobrir quanto custou a farra de Paris. Com essas palavras, Senhora Presidente, que eu encaminho um voto favorável à aprovação do Requerimento de Informações ao Senhor Governador do Estado.
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Senhora Presidente, Questão de Ordem. Só para tirar uma dúvida.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Deputado Othelino Neto.
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Caberia eu utilizar o Tempo da Liderança antes da votação do projeto.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – O Deputado Rodrigo não usou o tempo? O senhor não usou o Tempo da Liderança?
O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Usei o Tempo do Encaminhamento. Eu estava inscrito para encaminhar.
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – É pela liderança.
O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – O Tempo do Encaminhamento é um; o Tempo da Liderança é outro, mas Vossa Excelência que decide se pode ou não.