28 de agosto de 2025
Carlos Lula cobra postura do Governo do Maranhão diante da morte de motorista de aplicativo
O parlamentar afirmou que, apesar dos números apresentados pelo governo, os dados oficiais mostram o avanço da criminalidade

Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) criticou, nesta quinta-feira (28), a postura do Governo do Maranhão diante do assassinato do motorista de aplicativo Franklin César, encontrado morto em São Luís após estar desaparecido desde domingo (24). O caso gerou uma onda de protestos de motoristas e motociclistas de aplicativo em diferentes pontos da capital e voltou a expor a grave crise da segurança pública no estado.
Segundo Lula, a atitude do governo ao veicular um vídeo institucional em horário nobre sobre o caso foi “um erro grave” que demonstrou mais preocupação com propaganda política do que com a dor da família da vítima.
“O governo conseguiu a proeza de transformar a dor de uma família em marketing político. O texto falava em solidariedade, mas logo em seguida exibiu uma lista de investimentos em viaturas, concursos e reformas de batalhões. Meus amigos, eu pergunto: que solidariedade é essa que não reconhece a tragédia em sua dimensão humana? O que a família de Franklin precisava era de segurança antes de chorar a perda dele”, afirmou Carlos Lula.
O parlamentar destacou que, apesar dos números apresentados pelo governo em propagandas, os dados oficiais mostram o avanço da criminalidade.
“40% de aumento nos homicídios na Grande Ilha ao comparar 2025 com 2024. O Maranhão saiu do 14º para o 6º lugar entre os estados mais violentos do país. É isso que o governo comemora? Enquanto a propaganda fala em investimentos, o povo enfrenta o luto: filhos, pais e irmãos enterrados precocemente”, disse Lula.
Ele lembrou ainda que não se trata de números abstratos, mas de trabalhadores com histórias interrompidas pela violência: “Franklin, Luís Felipe, Sancler, Alexandre, Cleyton e Gleyson — todos motoristas ou motociclistas de aplicativo que tiveram a vida tomada”.
Convocação
Carlos Lula anunciou que, ao lado dos deputados Othelino Neto, Rodrigo Lago e Ricardo Rios, protocolou o Requerimento nº 331/2025, convocando o secretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa.
O documento pede respostas sobre análises de inteligência produzidas antes, durante e após os protestos, incluindo possíveis infiltrações de facções; cadeia de comando e ordens expedidas para o gerenciamento dos atos; providências investigativas sobre a morte de Franklin César; plano de proteção para motoristas e motociclistas de aplicativo, com reforço do policiamento e integração com plataformas digitais; disponibilização de relatórios, imagens, comunicações internas e dados sobre tempo de resposta e efetivo utilizado.
Mais notícias
Florêncio Neto destaca entrega de mais de mil cartões do ‘Maranhão Livre da Fome’ em Bacabal
Segundo o parlamentar, a iniciativa é importante para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social
Combate a incêndios florestais no Maranhão é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Entrevista foi com o tenente coronel José Lisboa, coordenador dos programas sociais do Corpo de Bombeiros
Vice-prefeito de Bom Lugar declara apoio ao deputado Davi Brandão e movimenta o cenário político do Maranhão
Com base eleitoral sólida, Sérgio Miranda fortalece ainda mais a abrangência de Davi Brandão no estado
Catulé Júnior celebra sanção de lei de sua autoria que homenageia o Comendador Alderico Silva em Caxias
Por meio de lei de autoria do parlamentar, o prédio do Centro de Ciências da Saúde da Uema,…
Ricardo Arruda repercute na Assembleia avanços da regularização fundiária no Maranhão
O deputado afirmou que o programa Paz no Campo já beneficiou mais de 22 mil famílias e entregou…
Programa ‘Toda Mulher’ debate sobre as implicações da Adultização infantil
Advogada Vivian Bauer, entrevistada do programa, ressaltou que a adultização não é um fenômeno novo, mas que o…
MP garante reserva de vagas em cursos oferecidos por instituições públicas de educação superior
Segundo a MP, ficam reservadas 50% das vagas aos alunos que tenham cursado todas as séries na rede…
‘Saúde e Bem-Estar’ – Cardiologista esclarece sobre risco de morte súbita em eventos de rua
Médico Serafim Júnior advertiu que não se pode correr de forma aleatória e que é preciso tomar cuidados…