02 de setembro de 2025

‘Contraplano’ debate violência, maus-tratos e abandono contra idosos

Programa discutiu o agravamento da violência contra essas pessoas, a rede de proteção e caminhos para um envelhecimento digno

‘Contraplano’ debate violência, maus-tratos e abandono contra idosos

João Carvalho conversou com o promotor de Justiça Alenilton Santos, o defensor público Gil Henrique e a psicóloga Carina Vale

Agência Assembleia

Foi ao ar nesta terça-feira (2), na TV Assembleia, mais uma edição do programa ‘Contraplano’, que desta vez trouxe à tona um tema urgente e muitas vezes invisibilizado: a violência, o abandono e os maus-tratos contra a pessoa idosa. O programa, apresentado pelo jornalista João carvalho, contou com a participação de três especialistas que atuam diretamente na defesa dos direitos dos idosos no Maranhão: o promotor de Justiça Alenilton Santos, o defensor público Gil Henrique e a psicóloga Carina Vale.

Durante o debate, o promotor Alenilton Santos destacou o papel da cultura no agravamento da violência contra idosos. Para ele, a raiz do problema está na forma como a sociedade ainda enxerga a pessoa idosa. “Culturalmente, infelizmente, ainda vivemos numa época em que os idosos não são considerados como sujeitos de direitos, e isso alimenta o ciclo de abandono, de maus-tratos e negligência”, afirmou. Ele também chamou atenção para a insuficiência das políticas públicas no estado, como o número limitado de instituições de longa permanência para idosos.

Já o defensor público Gil Henrique ressaltou que a violência contra a pessoa idosa é, antes de tudo, um problema estrutural, que não se resolve apenas com o endurecimento das leis. “A lei penal vem para punir quem já ultrapassou os limites, mas o que precisamos é trabalhar na base. A Defensoria tem atuado no acolhimento e na tentativa de manter os vínculos familiares sempre que possível, evitando a judicialização como primeira medida”, pontuou.

A psicóloga Carina Vale trouxe para o debate a importância dos laços familiares e da preparação emocional e cultural para o envelhecimento. “Nós, filhos, não somos ensinados a cuidar dos nossos pais. Falta educação emocional para lidar com o envelhecimento e reconhecer o valor do idoso dentro da família. Cuidar não pode ser visto como um peso, mas como uma continuidade do afeto”, defendeu.

O programa Contraplano se propõe a discutir temas relevantes para a sociedade maranhense. É exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). O episódio completo sobre a violência contra a pessoa idosa será reprisado nos próximos dias dentro da programação da TV Assembleia e está também disponível nas plataformas digitais da emissora.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios