02 de setembro de 2025
CCJ dá parecer favorável à MP que cria programa Instituição Legal
De autoria do Poder Executivo, iniciativa tem como objetivo regularizar documentação de entidades que prestam serviços assistenciais à população maranhense

Agência Assembleia
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão, em reunião nesta terça-feira (2), deu parecer favorável, entre outras matérias, à Medida Provisória 500/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do programa Instituição Legal.
O programa Instituição Legal tem como objetivo regularizar a documentação de organizações da sociedade civil que prestam serviços nas áreas sociais, culturais, educacionais, esportivas, de saúde, empreendedorismo e renda, entre outros, incluindo as instituições do terceiro setor e as de caráter religioso que cumpram papel assistencial.
A MP vai beneficiar organizações que atuam na informalidade, uma vez que não possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e nem a regularização fundiária de seus respectivos imóveis. No entendimento do Poder Executivo, a falta destes documentos ocasiona entraves administrativos, legais e financeiros, limitando o poder de atuação dessas organizações que prestam serviços para a população maranhense.
Para o deputado Ricardo Arruda (MDB), que foi o relator da MP, trata-se de um incentivo importante do governo do estado, que visa promover o assessoramento para que entidades possam se regularizar.
“O programa é um incentivo importante porque vai prestar esse assessoramento para essas entidades que, muitas vezes, não têm como se regularizar. Vai garantir que elas possam se habilitar a captar recursos, tanto de programas governamentais quanto também de programas sociais de modo geral, e vai prestar assessoramento que, às vezes, é o que falta para que uma entidade possa atuar de forma mais efetiva”, destacou o relator.

Matérias
Sob a presidência do deputado Neto Evangelista (União Brasil), a reunião da CCJ contou ainda com as presenças dos deputados Arnaldo Melo (PP) e Júlio Mendonça (PCdoB).
A CCJ analisou ainda outras matérias como Projetos de Lei Complementares e Ordinários, a exemplo do PL 301/2025, de autoria do deputado Adelmo Soares (PSB), que garante à parturiente o direito de optar pelo parto cesárea a partir da 39ª semana de gestação. Com relatoria do deputado Arnaldo Melo, o PL teve pedido de vistas do deputado Neto Evangelista.
“Pedi vistas para que a gente possa ouvir a comunidade médica acerca do assunto. Apresentei um requerimento para que a comissão pudesse chamar tanto o Conselho Regional de Medicina (CRM) quanto a Associação Maranhense de Obstetrícia para ouvirmos seus pareceres. O objetivo é que possamos entender, da parte deles que praticam diariamente a medicina, sobre a viabilidade desse projeto”, explicou Neto Evangelista.
Mais notícias
Eric Costa repercute investimentos do Governo do Estado em Davinópolis
Entre as ações, o parlamentar destacou a obra de R$ 22 milhões que prepara a cidade para receber…
Helena Duailibe destaca avanços no atendimento em saúde de alta complexidade no Maranhão
Parlamentar apresentou estatísticas sobre o avanço das ações do governador Carlos Brandão no que diz respeito à melhoria…
Ana do Gás cobra solução para crise de abastecimento d’água em Santo Antônio dos Lopes
Parlamentar criticou a falta de atuação do poder público municipal diante da crise
Coordenadora da Seduc destaca, no ‘Diário da Manhã’, a entrega, aos estudantes, dos tablets do programa Tô Conectado
De acordo com Cláudia Marques Soter, a entrega dos tablets foi iniciada no dia 27 de agosto e…
Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável são tema do tradicional desfile cívico da Creche-Escola Sementinha
Parada cívico-educacional foi realizada nesta quinta-feira (4) em alusão à Independência do Brasil e ao aniversário de São…
Nutricionista alerta, no ‘Café com Notícias’ para os riscos da automedicação e uso excessivo de vitaminas
Segundo Nayara Tavares, são necessários acompanhamento especializado e exames prévios para se identificar a real necessidade do organismo…
Deputada Dra. Helena Duailibe destaca os 171 anos da Associação Comercial do Maranhão e os 50 anos do Grupo Atlântica
Parlamentar enalteceu a importância da entidade e do grupo empresarial, que muito contribuem para o desenvolvimento econômico e…
Ana do Gás destaca resultados da Operação Impacto no combate ao crime organizado
Parlamentar elogiou o comando do coronel Wallace Amorim, recém-empossado, e o trabalho coordenado pelo secretário de Segurança, Maurício…