03 de setembro de 2025
‘Toda Mulher’ – Psicóloga alerta para os desafios de lidar com a “epidemia de depressão”
Segundo a especialista, a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional
Agência Assembleia
O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta terça-feira (3), destacou o “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio. Para abordar o assunto, a apresentadora Márcia Carvalho conversou com a psicóloga Evelyn Lindholm, que fez um alerta sobre os desafios de lidar com a chamada “epidemia de depressão”.
Segundo a especialista, apenas 9% das pessoas com depressão conseguem, de fato, ter acesso ao tratamento adequado. “Muitas vezes, confundimos a busca por apoio em amigos com tratamento. Mas a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional. As pessoas apresentam sinais de formas diferentes e, muitas vezes, mudam hábitos antes de perceberem que precisam de ajuda”, explicou.
A psicóloga ressaltou que é um equívoco acreditar que falar sobre suicídio pode incentivar o ato. “Quando alguém verbaliza a vontade de se suicidar, não significa que irá fazê-lo. É, na verdade, um pedido de ajuda. O suicídio é o último ato de uma sucessão de fatores que precisam de atenção muito antes”, afirmou.
Entre os principais sinais de alerta, Evelyn explicou que a depressão pode ser percebida quando a pessoa passa a se enxergar de forma muito negativa, olhando para si mesma em um estado ruim. Além disso, tende a acreditar que todos os outros estão bem e felizes, enquanto ela se sente deslocada. Outro ponto é a ausência de perspectiva de futuro, já que muitas pessoas em sofrimento não fazem planos nem conseguem criar expectativas.
Desconfortos emocionais
A especialista também chamou atenção para os quadros de ansiedade, crises de pânico e outros desconfortos emocionais frequentemente deixados de lado. “Não são apenas emoções passageiras. É fundamental compreender que saúde mental não deve ser deixada para depois”, destacou.
Para Evelyn, procurar um especialista é fundamental, já que conversas com amigos, apesar de importantes, partem de experiências pessoais.
“O terapeuta escuta de forma profissional e encaminha para o melhor tratamento. Além disso, a escuta ativa por um profissional é uma alternativa para quem não costuma se abrir no cotidiano”, concluiu a psicóloga, reforçando ainda a importância de manter sempre à mão os contatos de prevenção ao suicídio, como o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar