07 de setembro de 2025

‘Mais Saúde’ destaca prevenção do câncer colorretal e alerta sobre doenças intestinais

Proctologista Bruno Pereira explicou que a constipação intestinal deve ser encarada como uma doença crônica e não apenas como um sintoma isolado

‘Mais Saúde’ destaca prevenção do câncer colorretal e alerta sobre doenças intestinais

Jornalista Ismael Gama conversou com o médico coloproctologista Bruno Pereira, no ‘Mais Saúde’

Agência Assembleia

O programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (07) pela TV Assembleia, recebeu o médico coloproctologista Bruno Pereira, que conversou com o apresentador Ismael Gama sobre prevenção do câncer colorretal e outros problemas que afetam a saúde intestinal, como doença diverticular e constipação.

Segundo o especialista, ainda existe muito preconceito em relação à prevenção de doenças que envolvem a região perianal e anorretal, especialmente entre os homens. “Geralmente, quem procura a prevenção são mais pacientes do sexo feminino. Os homens, na maioria das vezes, só buscam atendimento quando os sintomas já estão agravados”, ressaltou.

Bruno Pereira explicou que a constipação intestinal, popularmente conhecida como “prisão de ventre”, deve ser encarada como uma doença crônica e não apenas como um sintoma isolado. “A constipação se manifesta não apenas pela diminuição da frequência evacuatória, mas pode ser também pelo esforço excessivo para evacuar, pelo esvaziamento retal inadequado ou pela necessidade de utilizar medicamentos para evacuar normalmente”, afirmou.

O médico destacou ainda que há parâmetros para considerar o funcionamento intestinal saudável, além de reforçar a importância da alimentação adequada. “Consideramos normal o paciente que evacua até três vezes por semana ou até três vezes por dia, sendo a alimentação essencial para definir essa frequência. Assim, o consumo de fibras inabsorvíveis, aquelas que não são digeridas pelo organismo e saem nas fezes, é fundamental para a saúde intestinal”.

Bruno Pereira alertou ainda sobre os riscos da automedicação. “O tratamento da constipação deve ser individual. Evite a automedicação para não causar maiores danos. Procure um especialista”, orientou.

O especialista finalizou lembrando que a prevenção e o acompanhamento regular com médicos são essenciais para garantir qualidade de vida e reduzir riscos de complicações.

O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2 da TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar