09 de setembro de 2025
CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear
De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores

De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa o aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas aos agricultores do estado
Agência Assembleia
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão, em reunião nesta terça-feira (9), analisou mais de 20 proposições, entre as quais a Medida Provisória 499/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa Tempo de Semear. Com relatoria do deputado Ricardo Arruda (MDB), a MP recebeu parecer favorável dos demais parlamentares e segue para ser examinada no plenário da Casa.
O programa Tempo de Semear tem por finalidade o aumento e a otimização da produção agrícola no Maranhão e visa, ainda, o aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas aos agricultores do estado, desburocratizando o procedimento de aquisição de sementes e insumos para garantir maior eficiência com redução de custos no processo de distribuição e obtenção desses produtos.
Segundo a Mensagem enviada à Assembleia Legislativa pelo Poder Executivo, a criação do programa também se justifica pela necessidade de racionalizar e otimizar a aplicação dos recursos públicos. “Ao transferir o poder de escolha para o agricultor, reduz-se o risco de desperdício de insumos não adequados às necessidades específicas, o que, além de fortalecer a autonomia do produtor, potencializa os resultados das políticas de fomento agrícola”, diz o texto.
Proposições
Para o presidente da CCJ, deputado Florêncio Neto (PSB), a reunião foi bastante produtiva, com pareceres favoráveis a diversas matérias. Sobre a MP 499/2025, o parlamentar destacou sua relevância para o homem do campo.
“Este é um projeto que deseja mudar e melhorar muito a agricultura familiar no Maranhão, estimulando a produção e conferindo créditos para a aquisição de sementes e também de equipamentos que possam ajudar o dia a dia do produtor rural do Maranhão”, destacou Florêncio Neto.
Já o relator da matéria, deputado Ricardo Arruda, frisou que o programa é importante, pois favorece ainda mais a agricultura familiar. “Incentiva nossos pequenos produtores a desenvolver a partir de investimentos no nosso setor primário, base da cadeia produtiva que gera renda. Este programa vai fixar o homem no campo e permitir que possa viver com dignidade, autonomia financeira e mantendo a sua produção em condições adequadas”.
Participaram da reunião da CCJ os deputados Ariston (PSB), João Batista Segundo (PL), Júlio Mendonça (PCdoB) e Neto Evangelista (União Brasil). O vereador do município de Pinheiro, Erasmo Leite, também acompanhou a reunião.
Mais notícias
Junior Cascaria celebra 413 anos de São Luís e elogia avanços do governo Brandão
Deutado destacou as entregas realizadas pelo governador Carlos Brandão no aniversário da cidade
Deputada Helena Duailibe destaca conquista histórica do Maranhão Atlético Clube
Parlamentar destacou sua ligação pessoal com o clube
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória do vereador Manoel Rodrigues
O parlamentar exerceu o mandato por cinco vezes, chegando a presidir, por quatro vezes, a Câmara de Alto…
Redução dos casos de feminicídios no Maranhão é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’
De acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher, Heliane Fernandes, a redução…
‘Mais Saúde’ destaca prevenção do câncer colorretal e alerta sobre doenças intestinais
Proctologista Bruno Pereira explicou que a constipação intestinal deve ser encarada como uma doença crônica e não apenas…
‘Maranhão no Campo’ mostra a força do agro em exposição na Expoema 2025
Programa especial deste sábado mostrou as atrações da exposição, que segue até este domingo (7), e celebrou os…
‘Em Discussão’ detalha operações realizadas pela Polícia Militar em bairros da Grande São Luís
Comandante do Policiamento Metropolitano da Área Oeste da Grande São Luís, tenente-coronel Manoel Alves da Silva Filho destacou…
‘Café com Notícias’ destaca importância e avanço do programa Tô Conectado
Entrevista desta sexta-feira foi com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida da Plataforma Gonçalves Dias,…