Início -> Discursos

Tempo dos Blocos Rodrigo Lago

10 de setembro de 2025

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO (sem revisão do orador) – Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, imprensa, povo que nos acompanha pelos canais da TV Assembleia. Infelizmente, o tempo é curto para falar da desconstrução do Maranhão, que está sendo feita pelo Senhor Carlos Brandão, inquilino que é do Palácio dos Leões. Aliás, ele mora em Brasília, fato que, infelizmente, a gente constata quando ele não conhece o nosso Estado do Maranhão. Aliás, ele ainda não soltou nota dizendo que vai me processar por dizer que ele mora em Brasília. Trago aqui alguns fatos hoje. O governador inaugurou ainda, acho que em 2023, a solução definitiva do saneamento básico de Colinas. Mais uma das tantas obras do Governador Carlos Brandão que, com o passar dos dias, se revelam ineficazes. E por quê? Talvez o que se explique é exatamente a falta de gestão por parte do Governador Carlos Brandão. Em Colinas, estão passando agora vários bairros, no momento, já, há quase um mês, sem água. Na verdade, tem bairros que nunca solucionou absolutamente nada no abastecimento de água. Mas o dinheiro para fazer um aeroporto de Colinas, ah, isso aí não faltou. Porque, afinal, há naquela cidade empresários de sucesso, Deputado Othelino, que conseguem transformar um bocadinho de dinheiro em milhões, em bilhões…

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Fenômenos empresariais, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Fenômenos empresariais é assunto, inclusive, que merece a atenção aqui desta Casa. Até para que ele… Já que estão candidatando agora o Governador Carlos Brandão para a Academia Brasileira de Letras, ele pode se tornar imortal, que ele dê palestras ensinando como ele transforma as empresas falidas do Grupo Brandão em casos de sucesso que, do dia para a noite, após a assunção do Governador Carlos Brandão ao cargo máximo do Executivo maranhense, finalmente, as empresas começaram a prosperar. Mas esse é um assunto que merece maior atenção, inclusive, por parte da Casa. Deputado Florêncio, eu volto à tribuna, eu não achei que voltasse em tempo tão breve, sobre esse tema que é o asfaltamento da Estrada do Jacaré – V. Exa. conhece bem a região – lá no município de Penalva. Eu vou rememorar e trouxe aqui as notas taquigráficas da sessão do dia 13 de agosto. V. Exa. Deputado Florêncio, que atualmente preside, momentaneamente preside esta sessão, disse, naquele dia, o seguinte: que o Governador Carlos Brandão já é conhecido por ser o governador das obras impossíveis…” Eu acho que já era um prenuncio de Vossa Excelência, dizendo que aquela obra era tão impossível que o Governador tentou fazer e não conseguiu. “Das obras impossíveis que, mesmo em meio a tantas prioridades e tantos desafios que temos no Estado do Maranhão, entregou à Penalva mais esse grande presente. Naquele sábado, entregamos o primeiro trecho, nove quilômetros de asfalto que liga a cidade de Penalva até o Povoado Ponta Grande, e assinamos a ordem de serviço junto com o Governador para que mais nove quilômetros sejam feitos e aí, sim, a gente concluir esse grande sonho, que é fazer a estrada chegar até o Povoado Jacaré. E quem esteve lá viu. A população disse claramente, verbalmente ao Governador que não acreditava ser possível que o Governador encarasse essa missão. E o Governador Carlos Brandão colocou seu nome na história. Quero dizer que nós tivemos ontem um cantor gospel, Anderson Ferreira. Nós tivemos no domingo um bingo, um grande bingo, que, inclusive, o Prefeito, no prêmio principal, entregou um carro à população. 110 anos do município de Penalva, e nós teremos lá, na cidade Penalva, e Vossas Excelências estão todos convidados.” Aceitei o convite de Vossa Excelência para dialogar apenas com a população de Penalva e perguntar: finalmente, como é que está a estrada?

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO – Deputado Rodrigo, quando Vossa Excelência puder, me permita um aparte.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Concedo já, Deputado Florêncio. Eu, mesmo naquele dia, disse: Deputado Florêncio, agradeço o convite, mas convidei Vossa Excelência a ir à estrada do Afoga, em Anajatuba, que o asfalto sonrisal já tinha derretido na primeira chuva. E eu cheguei a dizer, Deputado Florêncio, que talvez, dentro de alguns meses, eu voltasse a tratar da estrada do Jacaré, que eu não conhecia. Eu não vi como ficou o serviço. Mas menos de 20 dias depois dessa grandiosa festa com o boi no rolete, com Xandy Avião. Xandy Avião foi cantar lá em comemoração à estrada do Povoado Jacaré, aos 110 anos de Penalva. Pois não durou nenhum mês, a primeira etapa que foi feita já estava destruída, agora o governo está recuperando. Eu acho que isso, Deputado Othelino, justifica para onde está indo o dinheiro público, fazem uma obra e alguns dias depois já contrata uma nova obra para recuperar a obra anterior que foi malfeita. Com a estrada do Afoga, aconteceu isso, milhões, milhões de reais já correram pelo ralo ou foram parar no bolso de alguém, essa apuração que a gente precisa fazer. Eu concedo o aparte ao Deputado Florêncio Neto.

O SENHOR DEPUTADO FLORÊNCIO NETO (aparte) – Deputado Rodrigo, eu escuto o seu pronunciamento até espantado, porque não sei quem são os seus informantes. Inclusive, quero lhe dizer que infelizmente não lhe convido hoje para ir lá porque tenho agendas aqui em São Luís e em algumas secretarias, que estamos viabilizando obras importantes para alguns municípios que tenho orgulho de representar. Mas provavelmente Vossa Excelência fala de Penalva e de Jacaré e fala com tamanha desinformação, talvez porque não tem lugar de fala para falar sobre lá, porque não vejo a sua briga por Penalva, não vejo a sua briga pelo povo de Jacaré. E eu queria, Deputado Rodrigo, lhe convidar, sábado eu vou estar em Penalva, vou fazer um grande mutirão de cirurgias em Penalva e não estarei lá hoje, já gostaria de levar Vossa Excelência. Mas, sábado, Vossa Excelência está convidadíssimo a irmos juntos visitar o primeiro trecho dessa obra, que é um sonho de uma região. E Vossa Excelência tem se notabilizado aqui por criticar alguns sonhos do Maranhão e que, depois que se tornam realidade, Vossa Excelência começa a se esquivar dizendo que não criticou, não falou, não fez. E eu não retiro as palavras que Vossa Excelência cuidadosamente, teve o cuidado de ler, da taquigrafia. Mas queria dizer que esse tipo de postura de V. Exa., primeiro, não me constrange de maneira alguma; e, segundo, o sonho, ao contrário talvez do que V. Exa. deseja e torce, o sonho de Penalva e da estrada do Jacaré se concluirá. O primeiro trecho está totalmente entregue, e se V. Exa. quiser ir lá na minha ausência, que hoje não poderei, V. Exa. pode ir hoje mesmo, para não dizer que vai ser nesses dois, três dias, até sábado que esse trecho será feito. V. Exa., certamente, talvez, seja bem-vindo lá na cidade de Penalva para verificar isso.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Deputado Florêncio, as imagens estão nas redes sociais, da estrada. A estrada foi inaugurada, V. Exa. estava lá, dia 13 de agosto, V. Exa. disse, aqui da tribuna, da inauguração, teve boi no rolete; no dia seguinte, teve Xand Avião. Teve cantor gospel, teve todo tipo de comemoração em torno da tão sonhada estrada do Jacaré, mas, depois desse dia, a estrada entrou em manutenção. Aliás, em recuperação, 15 dias foram suficientes para o asfalto “sonrisal”, deve ter sido o mesmo asfalto da estrada do Afoga. V. Exa. já foi na estrada do Afoga? Eu lhe convido, está sendo refeita, eu espero que conclua, porque é um tapa na cara do cidadão o serviço que é feito pelo Governador Carlos Brandão. E são milhões, Deputado Florêncio, milhões de reais pelo ralo, talvez servindo para comprar terras lá no sertão do Maranhão, na empresa que o Deputado Othelino bem destacou aqui, que é o grande exemplo de desenvolvimento do Maranhão, a única coisa que funciona no Maranhão é o desenvolvimento da empresa Coagri, Colinas Agropecuária. Essa só pega obra boa. A estrada inclusive, a transBrandão, o dinheiro que falta para fazer a MA-014 está sobrando para fazer a estrada lá no sertão, e que bom que está fazendo a estrada, lá no Sertão. Mas aí, Deputado Florêncio, fica aqui o meu apelo à Vossa Excelência, que tem muitos eleitores lá em Penalva, pegue um bocadinho de terra, faz a doação para o grupo COAGRE, o Grupo Brandão, em instantes V. Exas. , vão ver realmente a qualidade do asfalto chegar lá. Porque o asfalto que foi colocado no primeiro trecho, eu repito, a população do Jacaré passa por lá todo dia. Já tinha cones interrompendo o trecho da estrada para a recuperação. Asfalto que foi colocado há 15 dias atrás, 20 dias atrás, já precisava colocar uma nova camada asfáltica em cima. Eu e o deputado Fernando Braide fomos até a Estrada do Afoga. E em um dado momento eu pensei que tivéssemos errado de caminho, Deputada Andreia, porque com a festa que fizeram para inaugurar a estrada do Afoga.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO CATULÉ JÚNIOR – Libera o som do Deputado Rodrigo para que ele conclua.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Nós andamos, Deputado Leandro, vamos conhecer a Estrada do Afoga. E em um dado momento estávamos andando sobre uma estrada vicinal, deputado Florêncio, eu disse não, o GPS aqui errou. E paramos em várias casas perguntando onde é que é a Estrada do Afoga. E disse não, vocês estão nela. Mas essa aqui é a segunda etapa que o governador estava fazendo. Não, não, essa aqui foi a primeira etapa. Inclusive, Deputado, foi bem ali na frente a festa com o boi no rolete. Não tem, Deputado Othelino, não tem asfalto. É nada. Não é um buraco. Não é o acostamento, e não ter asfalto, asfalto que foi pago pelo Governo do Estado. Obra caríssima, por sinal, a Estrada do Afoga que não precisou nem de uma chuva para se afogar.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO (aparte) – V.Exa., pode me conceder um aparte com a benevolência do Presidente Catulé. Nada disso é por acaso, Deputado Rodrigo. Nada disso é por acaso. V.Exa. falou que a obra é feita, desmanchada, refeita, esta é uma regra do governo Brandão. Isso tem uma lógica, porque paga uma vez e paga de novo. Agora, talvez a explicação principal da falta de qualidade das obras, esteja nas dificuldades de os empresários fecharem a planilha. Porque todo empresário tem uma planilha. Você vai realizar uma obra, você vai fazer o que ali? Você vai pegar o preço, o valor da matéria-prima, aí você vai juntar ali a mão de obra, os impostos, que, aliás, no Maranhão, são bem elevados, aí você vai juntando ali. Claro que todo empresário tem o seu percentual de lucro. Dizem, inclusive, que nessas coisas de pavimentação, a margem de lucro é menor, por conta do preço do asfalto, dos insumos. Mas corre a boca pequena que os percentuais, o pedágio, entre aspas, chegou em 50%. Então, ou o sujeito diminui a espessura do asfalto e vai diminuindo a quantidade dos insumos naturalmente comprometendo a qualidade da obra, ou não vai compensar fazer o serviço. Mas, no Maranhão, hoje, há quem tenha saudade de tempos atrás que se falava em 30%. Há quem diga que chegou a 50% e tem gente, inclusive, concluindo, Deputado, que está precisando tomar remédio para poder aguentar a pressão e a chantagem sob a qual vive, porque ou cumpre a imposição, ou não recebe. E como todo mundo tem muito a receber, se não receber, vai à falência. Talvez aí esteja a explicação para essas obras de tão pouca qualidade.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO CATULÉ JÚNIOR – Peço que concluam, Deputado. A benevolência não pode se afastar do regimento.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Eu agradeço, Deputado Catulé. Mas de fato acho que essa é a explicação pela qual o serviço aqui do Estado não funciona ou funciona mal a partir do início do governo Carlos Brandão. De fato, há um verdadeiro desperdício de recurso público, quando não é o recurso desviado para empresas da família do grupo Brandão. Muito obrigado, Presidente.