17 de setembro de 2025
Assembleia aprova MP que incentiva produção agrícola no Maranhão
MP trata da criação do programa 'Tempo de Semear'
Agência Assembleia
Deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovaram, na sessão plenária desta quarta-feira (17), a Medida Provisória 499/2025, que trata da criação do programa ‘Tempo de Semear’. O objetivo da proposta é incentivar a produção agrícola no estado.
De acordo com a justificativa apresentada pela MP, o programa também tem o intuito de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de subsídio estadual voltadas aos agricultores do estado e desburocratizar o procedimento de aquisição de sementes e insumos, garantindo maior eficiência com redução de custos no processo de distribuição e obtenção desses produtos.
“A relevância do programa reside em incentivar e apoiar a manutenção da agricultura, o que exige a constante busca por estratégias produtivas, organizativas e comerciais eficientes, levando-se em consideração que o Maranhão apresenta boas condições físicas, tal como solos favoráveis e férteis que elevam o índice de produtividade”, destacou o governador Carlos Brandão na justificativa da MP.
Ações
Por meio do programa ‘Tempo de Semear’, será concedido auxílio financeiro aos agricultores como instrumento de incentivo à produção agrícola, de fomento ao desenvolvimento econômico e social dos municípios, estímulo à comercialização, geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAGRIMA) será responsável pela gestão e execução da iniciativa
A concessão do auxílio financeiro será efetivada por meio de cartão bancário, em parcela única, na modalidade cartão de débito, destinado exclusivamente para aquisição de sementes, insumos e equipamentos.
Os agricultores contemplados deverão utilizar os cartões exclusivamente para a compra de sementes, insumos e equipamentos agrícolas nos estabelecimentos comerciais autorizados, assegurando que os recursos sejam empregados corretamente e de acordo com os objetivos do programa ‘Tempo de Semear’. Já o governo deve garantir publicidade dos dados do programa, inclusive em relação ao detalhamento da execução financeira e orçamentária, por meio de ampla divulgação, em especial a lista dos agricultores beneficiados.
A utilização indevida dos recursos ou a não comprovação da aplicação do auxílio financeiro sujeitarão o beneficiário à penalidade de impedimento de recebimento de novos recursos ou benefícios vinculados ao Programa Tempo de Semear pelo prazo de três anos. Os critérios de participação e demais diretrizes serão definidos em edital a ser publicado pela Sagrima.
Mais notícias
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto
Presidente da Fecomércio fala sobre aquecimento do setor para o fim de ano no ‘Café com Notícias’
Maurício Feijó foi o entrevistado do programa desta quinta-feira e falou da expectativa do setor para esse período
Diretor de Comunicação da Alema visita Comunicação do Senado e consolida novas parcerias institucionais
Na reunião, foram discutidos temas relacionados às novas tecnologias de transmissão que o Senado Federal passará a adotar,…